Cuidados com o ar-condicionado na casa de praia

Quando o assunto é ar-condicionado no litoral, não é só da maresia que você deve se precaver!

Ter um ar-condicionado em casa é tão bom, certo? Até mesmo quando é na casa de praia. Mesmo num ambiente mais ameno do que na cidade grande, ainda é muito importante manter sua casa de praia climatizada e com qualidade de ar. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual ar-condicionado deve comprar para instalar no litoral, devido aos efeitos da maresia.


Por isso, separamos as dicas perfeitas para que você possa escolher o ar-condicionado ideal para a sua casa na praia, além de cuidados necessários para prolongar a vida útil do equipamento.


Benefícios do ar-condicionado na praia

Antes de vermos os melhores modelos para a sua casa na praia, vamos combinar que respirar ar fresco e garantir um boa noite de sono são coisas fundamentais em qualquer lugar. Depois de você aproveitar o melhor da praia, também consegue relaxar e curtir um clima agradável em casa.


Além de manter um ambiente ameno e relaxante para toda a família, o ar-condicionado na praia também ajuda a purificar o ar da sua casa. Com as novas tecnologias, os aparelhos possuem um filtro de ar que deixa o ambiente ainda mais limpo e saudável para todo mundo, principalmente se há bebês e idosos junto com você.


Qual é o ar-condicionado ideal para a sua casa na praia?

O melhor ar-condicionado para a sua casa no litoral é aquele que está preparado para encarar os efeitos da maresia. Existem alguns modelos que possuem componentes desenvolvidos especialmente para manter a qualidade do ar-condicionado no litoral, como os aparelhos que utilizam serpentina de cobre. Estes aparelhos contêm proteção adicional contra os efeitos da maresia e podem aumentar a vida útil do equipamento.



Dicas para diminuir os danos da maresia

Mais do que comprar um ar-condicionado preparado para o clima do litoral, você também tem que tomar algumas precauções para prolongar a vida útil de seu equipamento. Para isso, separamos algumas dicas especiais para você:


Local de instalação

A primeira dica é o local de instalação de seu ar-condicionado. Para manter o equipamento mais seguro, é indicado que a unidade externa (condensadora) seja instalada em um local que fique contra o vento do mar, a fim de evitar os efeitos da maresia. Desta forma, o equipamento ficará conservado por ainda mais tempo.


Manutenção preventiva



Periodicamente, faça a limpeza dos filtros e a manutenção preventiva


Para manter a qualidade de seu ar-condicionado da praia, é ainda mais importante que seja efetuada a manutenção técnica. Devido aos efeitos do ambiente, é importante chamar um profissional para revisar o equipamento e mantê-lo funcionando corretamente por mais tempo.


Frequência na manutenção

Por conta dos efeitos da maresia, é recomendável que a manutenção seja realizada com maior frequência. Você mesmo pode realizar a limpeza do filtro a cada seis meses e verificar as condições do equipamento.


Com um diagnóstico frequente, será ainda mais fácil evitar danos futuros e maiores gastos. Lembre-se de sempre contatar um técnico autorizado e especializado na marca de seu ar-condicionado caso tenha algum problema com o seu aparelho.


O que considerar na hora da compra?

Além de se preocupar com os efeitos da maresia, você também precisa encontrar a tecnologia que mais combina com as suas necessidades. Por isso, vamos conversar sobre o que você deve considerar antes de fazer a sua mais nova aquisição.


Potência do aparelho

Adquira um aparelho com a capacidade adequada de BTUs para a área onde será instalado

Para qualquer equipamento, é fundamental saber o número de metros quadrados que o ar-condicionado deve refrigerar. Com a potência ideal, o aparelho consegue deixar todo o ambiente agradável, sem utilizar ainda mais energia, economizando na conta de luz no final do mês. Além disso, manter o ar-condicionado nas melhores condições também vai prolongar sua vida útil.


Voltagem do ar-condicionado

Além da potência correta, o seu novo ar-condicionado também deve ser compatível com a rede elétrica de sua casa na praia. Geralmente, os equipamentos são fabricados com a voltagem de 220v. Por isso, antes de ligar seu aparelho, tenha certeza que a voltagem é a mesma. Se não for, basta chamar um técnico especializado para adaptar a rede elétrica.


Ciclos e tecnologia

Hoje em dia, há inúmeros modelos de ar-condicionado disponíveis para climatizar o ar de um ambiente de acordo com o que você procura. Se você também costuma visitar a casa na praia no inverno, por exemplo, é importante considerar a compra de um ar-condicionado de ciclo quente e frio.



Existem, também, outros tipos de aparelhos com mecanismos para entregar um ar livre de bactérias e, principalmente, tecnologias que priorizam a economia de energia. Para saber mais sobre esses modelos mais econômicos, que contam com a tecnologia inverter, nós separamos um artigo completo diferenciando este equipamento das versões convencionais. Acesse e fique por dentro.


E se a casa for alugada?

Se você gosta de passar o verão na praia, alugar uma casa e aproveitar o melhor do litoral, também não precisa abrir mão do conforto do ar-condicionado. Para ter todas as vantagens de um clima agradável, basta contar com um ar-condicionado portátil.


Com a potência correta, o equipamento consegue refrigerar o ambiente e garantir a qualidade que você precisa para aproveitar a temporada mais quente do ano. Além de ligá-lo na tomada, basta colocar o aparelho próximo à uma janela para que possa fazer a troca do ar quente pelo frio.


Lembre-se de escolher a potência de acordo com o tamanho do lugar que você deseja refrigerar. Para calcular o número de BTUS corretamente, acesse nossa calculadora. Depois de escolher o melhor modelo, é só aproveitar o verão.



Posts Em Destaque
Posts Recentes