AR CONDICIONADO SMART: MANUTENÇÃO E LIMPEZA É IGUAL A APARELHO TRADICIONAL?


Aparelhos mais modernos contam com limpeza automática para eliminar poeira e bactérias.


Inteligentes e conectados, os condicionadores de ar-condicionado smart reúnem inovações que fazem a diferença em relação a praticidade, além disso são mais econômicos, quando comparados com os aparelhos convencionais. E a manutenção? É necessário chamar uma assistência especializada? Como deve ser feita a limpeza do aparelho?


De maneira geral, a manutenção e a limpeza dos aparelhos inteligentes de ar-condicionado é feita da mesma maneira que os aparelhos de ar condicionado que não possuem a tecnologia SMART. Em alguns modelos, ela é até mais simples.


Aparelhos SMART, assim como alguns equipamentos mais modernos, possuem função de limpeza automática ou Auto Cleaning. O ar-condicionado entra em modo de higienização para eliminar sinais de mofo, proliferação de bactérias, resquícios de poeira e poluição do ar em seu interior.


A função de Auto Cleaning pode ser acionada pelo controle remoto ou pelo aplicativo do fabricante, instalado no celular do usuário e conectado ao aparelho, via Wi-Fi doméstico.


Por meio do app, o aparelho pode enviar alertas sobre a necessidade de realizar a limpeza automática e outros problemas que o próprio usuário pode resolver, como limpeza de filtros, atualização do sistema e outras manutenções; ou a indicação de chamar a assistência técnica, depois de realizar um diagnóstico inteligente do equipamento.


Dessa forma, o próprio sistema do ar-condicionado ajuda a lembrar dos cuidados para aumentar sua vida útil.


Além da limpeza automática, todo ar-condicionado deve passar por manutenção e higienização regulares, para manter o aparelho funcionando corretamente e sem esforço extra, o que pode aumentar seu consumo de energia.


A manutenção preventiva inclui a limpeza regular dos filtros e do painel frontal do aparelho, que deve ser feita uma vez por mês em residências e semanalmente ou a cada 15 dias em ambientes com muita poeira ou grande fluxo de pessoas, como escritórios e lojas.


É fundamental observar as instruções no manual do aparelho para saber como remover e recolocar as partes de volta no lugar, além da permissão em lavar os filtros e peças.



Para fazer a manutenção preventiva, desligue o ar-condicionado da tomada e retire o painel frontal. Limpe-o com um pano umedecido. Passe o aspirador ou um pano com água morna e detergente para limpar os filtros ou, se eles forem removíveis, lave com água corrente. Deixe o painel e os filtros secarem à sombra, para então colocá-los no ar-condicionado.


A manutenção profissional é a limpeza completa do aparelho, onde o ar-condicionado é desmontado. Ela deve ser feita por um técnico profissional e autorizado. Nessa manutenção, o aparelho é completamente higienizado com produtos específicos para sua limpeza, o que garante sua durabilidade.


Esse tipo de manutenção deve ser feita periodicamente, no caso de residências e outros ambientes com pouco uso, no caso de escritórios e outros locais que utilizem o aparelho com maior frequência o prazo para manutenções periódicas é menor.


Em caso de dúvidas sobre a manutenção entre em contato com a gente!

Posts Em Destaque
Posts Recentes