AR-CONDICIONADO: QUAL A DIFERENÇA ENTRE INVERTER E DUAL INVERTER?


Esses equipamentos possuem motor eletrônico que trabalha com rotação contínua e manutenção da refrigeração, o que aumenta a eficiência e reduz o impacto do ar-condicionado na conta de luz.



Um ar-condicionado equipado com tecnologia Inverter significa uma operação mais eficiente e menor gasto de energia. Mas qual a diferença entre ar-condicionado Inverter e Dual Inverter?


O motor Inverter costuma equipar aparelhos de ar-condicionado e também eletrodomésticos, como geladeira, máquina de lavar e micro-ondas, mais modernos e com perfil mais premium.


O principal diferencial é que os aparelhos de ar-condicionado Inverter não ligam e desligam seu compressor de tempos em tempos, como fazem os equipamentos convencionais para aumentar a refrigeração de um ambiente.


Ao trabalhar em rotação variável e contínua, o motor eletrônico faz a manutenção da temperatura dos ambientes, aumentando e reduzindo a potência conforme necessário, em conjunto com sensores mais precisos que monitoram a refrigeração.


Com isso, o equipamento consegue manter a temperatura escolhida com menos esforço e menor consumo de energia, ou seja, o impacto na conta de luz é reduzido. O motor eletrônico ainda deixa a condensadora (unidade externa) menos barulhenta.


Algumas marcas utilizam a denominação Inverter ou Digital Inverter para o motor eletrônico simples. A economia no consumo de energia com um ar-condicionado Inverter ou Digital Inverter pode chegar a 40%, na comparação com um aparelho convencional novo. Em relação ao consumo de um equipamento mais antigo, essa economia pode ficar no patamar entre 60% e 70%.


E existem marcas que trabalham com ar-condicionado Dual Inverter, que prometem ser ainda mais silenciosos e econômicos. Eles contam com compressor rotativo duplo, que trabalha com mais estabilidade e atinge a temperatura desejada até 30% mais rápido. A economia também pode ultrapassar os 70%, na comparação com um ar-condicionado mais antigo.


De toda forma, sempre compare a eficiência energética entre os equipamentos antes de fazer sua compra. Os selos da ENCE/Inmetro (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), da PROCEL e Concept ajudam nessa tarefa. Eles classificam o consumo de A a G e indicam se o equipamento consome mais ou menos eletricidade.


Alguns aparelhos de ar-condicionado Smart com motor Inverter utilizam recursos de inteligência artificial para melhorar o desempenho do equipamento. A conectividade permite monitorar e comandar o ar-condicionado pelo celular ou à distância, fazer atualizações do sistema do aparelho e acrescentar novos recursos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes