Ar-condicionado pode pegar chuva? Saiba os cuidados

Em dias nublados, os cuidados com eletrodomésticos e produtos que funcionam através de energia elétrica redobram. Afinal, ar-condicionado pode pegar chuva? Quais são os cuidados que devem ser tomados em dias onde o clima não colabora para o uso pleno do aparelho?


Além de ser sensível a água, o aparelho de ar-condicionado deve ter cuidado redobrado em dia de chuva devido a potenciais quedas de luz. Ademais, se a sua condensadora (parte externa do aparelho) fica exposta a qualquer clima, repense o local onde ela está instalada.


Ocasionalmente, durante os dias de chuva leve, o uso do ar-condicionado pode ser feito moderadamente durante alguns instantes. Apenas para climatizar o ambiente. Entretanto, o uso contínuo não é recomendado, visto que a umidade da chuva pode acabar danificando o motor do produto.


Logo, quando a previsão indicar chuva na sua região prepare-se para colocar em prática as seguintes dicas para manter seu ar-condicionado protegido:


> Proteja a parte externa com uma capa (e não ligue o aparelho);

> Deixe resfriar o ambiente até o momento da chuva começar;

> Procure retirar o aparelho da tomada em caso de chuva com raios;

> Não ligue o aparelho assim que a chuva passar. Espere um pouco.


Quando estiver chovendo, o que faço?

Certamente, quando a chuva chegar sem aviso, desligue o aparelho imediatamente. Além do mais, procure retirá-lo da tomada o mais rápido possível. É recomendado que o desligamento do aparelho seja feito apenas em caso de chuva com raios. Contudo, em muitas cidades as quedas de luz acontecem mesmo com pequenas garoas, o que pode acabar prejudicando o desempenho do aparelho posteriormente.


Ar-condicionado pode pegar chuva com protetores

Mesma com chuva fraca, é essencial que o seu condicionador de ar tenha protetores especiais para proteger a condensadora da água. Assim, isso ajuda o seu aparelho a ter uma vida útil maior. Adiante, conheça alguns tipos de protetores que você pode adquirir.


Protetor | Fibra de vidro: É ideal para modelos externos e oferece muitas opções de tamanho. Se adequa a ares-condicionados de janela e também aos modelos split. Ele preserva a higiene do aparelho e consegue escoar a água da chuva.


Protetor | Concreto: Deve ser projetado junto com a estrutura da casa ou prédio, além de não ser tão maleável como o modelo de fibra de vidro. É um pedaço de concreto que protege seu aparelho de receber de forma direta a água da chuva e a sujeira do ambiente externo.


Protetor | Telhado: Este modelo cobre a parte superior da parte externa do ar-condicionado. Ele impede que a chuva e sujeiras vindas de cima atinja o seu aparelho. Pode ser projetado com telhas, fibra de vinho, alumínio ou qualquer outro material que não impeça a troca de ar do aparelho.



A vida útil dos ares-condicionados aumenta com protetores

Os protetores, além de cuidar do seu aparelho em dias de chuva podem proteger seu ar-condicionado de outras condições do tempo, como climas de calor intenso ou sujeiras que podem entrar na sua condensadora.

Posts Em Destaque
Posts Recentes