top of page

APRENDA COMO EVITAR A FORMAÇÃO DE GELO NO AR-CONDICIONADO


Veja algumas situações que podem causar a formação de gelo no aparelho:


1. Obstrução do fluxo de ar

Um dos motivos do congelamento do ar-condicionado é a obstrução do fluxo de ar. Sendo que, essa obstrução impede que fluido refrigerante circule no aparelho, como resultado o mesmo fica retido em algum ponto do aparelho.


2. Baixa temperatura externa

O fator que frequentemente causa o congelamento do ar-condicionado é a temperatura externa do ambiente, já que esses aparelhos não foram feitos para funcionar abaixo dos 15°C.


3. Sujeira nas peças

Outro motivo causador de gelo no aparelho é a sujeira, mais especificamente na parte interna.

Quando o filtro do ar-condicionado acumula muita sujeira, a circulação do ar é prejudicada. E isso faz o ar refrigerado ficar preso dentro da máquina e provoca o acúmulo de gelo.


4. Carga de fluido refrigerante

Outro fator importante que pode levar ao ar-condicionado com gelo é a quantidade de carga de fluido refrigerante.

Por exemplo, se a carga estiver muito baixa o aparelho terá que trabalhar mais para fazer o ar circular, podendo causar o congelamento.

Além disso, se o aparelho continuar funcionando com a quantidade errada de fluido refrigerante ele poderá parar de funcionar de vez.


5. Mais potente do que o necessário

Um erro que muitas pessoas cometem ao adquirir um aparelho de ar-condicionado é comprar um equipamento com a potência maior ou menor do que a necessária para resfriar o ambiente.


Embora essa seja uma das causas menos comuns de congelamento, é fundamental antes de comprar o seu aparelho veja qual a quantidade de BTU ideal para o ambiente no qual será instalado.


6. Falta de manutenção

Todos os fatores descritos acima podem ser evitados através da manutenção periódica. Afinal, a manutenção preventiva do ar-condicionado pode evitar problemas na máquina e na saúde das pessoas que circulam no ambiente.


Agora que você conhece algumas das causas do gelo no aparelho, vamos ver quais são as melhores soluções para esse problema.


O que fazer quando o ar-condicionado congela?

Conforme escrito anteriormente, são vários fatores que podem ocasionar o congelamento. Mas, o que fazer quando o aparelho congela?


Primeiramente, assim que constatar o problema, desligue o aparelho e retire o painel frontal da máquina, para identificar onde exatamente ocorre o congelamento.


Observe se os filtros estão sujos, se o congelamento está na serpentina ou em outra peça, como o condensador.


Além disso, pode-se usar um pano úmido com detergente neutro para fazer uma limpeza básica do interior do dispositivo e depois tentar religá-lo.


1. Faça uma limpeza

Executar a limpeza da máquina é fundamental. Afinal, poeira, mofo e sujeira em geral podem interromper a circulação de ar.


E, conforme já falamos, o ar frio fica preso, levando ao congelamento do aparelho e a formação do gelo.


Por isso, é sempre importante seguir as instruções e limpar o aparelho de forma periódica.


O termostato é um instrumento que regula a temperatura e controla o aparelho para que funcione apenas entre a faixa mínima e máxima estabelecida.


Então, é recomendado não usar o ar-condicionado sempre na temperatura mínima, pois o aparelho pode ficar sobrecarregado.


2. Orientações na hora de comprar

Além de optar pelo modelo que você mais gosta, é preciso ter atenção a um item fundamental: a potência. Ou seja, você deve levar em consideração o tamanho do ambiente, a quantidade de pessoas e, também, a frequência de uso.


Na hora da instalação é essencial contar com um profissional. Pois, qualquer peça desnivelada ou equipamento colocado de forma incorreta pode levar a problemas no aparelho.


Fique atento com a manutenção

Por fim, diversos fatores podem ocasionar em problemas de congelamento do ar-condicionado, mas esse problema pode ser facilmente resolvido com as manutenções periódicas.

Afinal, na manutenção será possível identificar se o aparelho está funcionando corretamente, bem como realizar a limpeza do dreno e filtros. Como resultado, você terá um dispositivo com uma vida útil maior.

O melhor a fazer é procurar um especialista para que ele veja o que está causando o problema e faça o conserto necessário. Afinal, não adianta só tirar o gelo, é preciso também eliminar a causa do problema.

Commenti


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page