Alpinismo Industrial: Instalação de Ar-Condicionado em áreas de risco


Você já se perguntou como são instalados os aparelhos de ar condicionado Split em prédios altos? Essas instalações são feitas pelos alpinistas industriais, que são técnicos habilitados para trabalhar em áreas de risco.


Realizar instalações de ar-condicionado em locais altos sem habilitação e conhecimento necessário pode trazer sérios problemas, tanto para os usuários quanto para os profissionais.


Os perigos têm duas origens: existem muitos profissionais de HVAC que pegam serviços perigosos sem possuir qualquer certificado para rapel industrial. Em seguida, há consumidores que contratam este tipo de profissional, visando economizar nos valores de instalação.


Além de incentivar a prática, isso coloca em risco a vida do técnico e de outras pessoas, como os moradores do local e assistentes.


Perguntas e respostas frequentes sobre a Instalação


Quantos profissionais são necessários para as instalações em locais altos?

De duas a três, dependendo da situação do prédio e do tipo de equipamento. Existem os técnicos que ficam suspensos e os que ficam dando suporte para quem está na operação. Há também quem cuide do isolamento da área em solo. Para aparelhos acima de 24 mil BTUs, é preciso um guindaste.


Quanto tempo leva para se instalar um ar-condicionado Split com a técnica de rapel industrial?

Basicamente leva-se um turno integral (manhã e tarde) para instalação. Nos casos de manutenção o tempo é menor. Às vezes a preparação dos equipamentos e profissionais antes das escaladas é mais demorada do que o reparo propriamente dito.


Quais os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) utilizados em escaladas industriais?

Cinto tipo paraquedista, cabo guia, talabarte, trava-queda, cordas, capacetes, luvas, óculos, botinas e proteção solar (quando necessário).


O que é necessário para realizar este tipo de procedimento?

Todos os profissionais que trabalham em alturas precisam ter um certificado especial que atesta o ofício de alpinista industrial. O certificado é obrigatório e deve ser renovado a cada dois anos.



Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?

R: Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, primeiramente você deve procurar uma empresa que dê garantia da instalação com nota fiscal.


A instalação foi feita por uma empresa não credenciada e que não forneceu nota fiscal. Em caso de problemas com o equipamento posso acionar uma assistência técnica autorizada?

R: Sim. Ela deve realizar uma visita onde o aparelho está instalado para analisar se foi um problema de instalação ou defeito de fabricação. Se apresentar defeitos de fabricação após ser instalado e você não tiver a nota fiscal (garantia) da instalação, você poderá perder a garantia do produto e a assistência técnica poderá cobrar o serviço.


A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?

R: Se a empresa ou instalador não credenciado que instalou garante que o produto não foi danificado no ato da instalação e que é um problema de fabricação do equipamento, a assistência técnica autorizada deverá efetuar uma visita para analisar se o problema foi causado por má instalação ou se é um defeito de fabrica. Caso, a empresa autorizada se negue a efetuar esta visita, procure o PROCON para que esta visita da assistência técnica seja realizada.

Posts Em Destaque
Posts Recentes