top of page

UMIDADE DO AR - SAIBA COMO E POR QUE MANTÊ-LA NOS AMBIENTES



Você já deve ter notado: há dias em que a temperatura, a percepção térmica e a precipitação são diferentes. A umidade do ar é influenciada por diversos fatores e suas alterações podem ser independentes da temperatura. A umidade ideal deve estar entre 50 e 60%, e esses números podem variar em até 45% em ambientes internos. Valores muito baixos ou muito altos representam riscos à saúde.

 

Felizmente, existem maneiras de regular a umidade e garantir conforto e bem-estar dentro dos ambientes. Existem alguns modelos de equipamentos que podem fazer isso, como umidificadores ou condicionadores de ar.

 

Veremos aqui a importância da umidade ideal, bem como os fatores que podem afetá-la e como você pode controlá-la.

 

O que é umidade do ar?

 

A umidade do ar é basicamente a quantidade de vapor d'água presente na atmosfera. Seus valores são expressos em forma relativa (%) ou em números absolutos (g/m³). Este é um dos principais elementos utilizados para caracterizar o clima de um local. Além disso, esse fator afeta diretamente:

 

Temperatura: em locais onde a umidade relativa é baixa, a atmosfera apresenta certa dificuldade em manter temperaturas constantes. Como resultado, oscilam muito e aumentam a amplitude térmica. Ou seja, a diferença entre a temperatura mais baixa e a mais alta durante o dia é maior;

 

Sensação térmica: quando o ar está muito úmido intensificam-se as sensações de calor ou frio;

Precipitação: quanto maior a umidade, maior a chance de chuva.

A quantidade de vapor d'água no ar também pode afetar a sua vida, pois a umidade pode afetar o conforto e até a saúde. Quando está elevado, o ambiente torna-se favorável ao crescimento de fungos. Se a umidade for baixa, pode causar desidratação, sangramento nasal e problemas respiratórios.

 

Tipos de umidade do ar

A umidade do ar pode ser medida de duas maneiras:

 

Umidade absoluta: é a quantidade total de vapor d'água que existe na atmosfera;

Umidade relativa: é a quantidade de vapor d'água presente no ar, medida em relação à atmosfera. Seu valor pode variar entre 0% (ausência de vapor d’água) e 100%. Na quantidade máxima, o ar está saturado. O resultado é chuva.

 

Fatores que afetam a umidade do ar

A quantidade de vapor d'água no ar também pode afetar sua saúde

Alguns fatores afetam diretamente a quantidade de vapor d’água presente na atmosfera de uma região. Um desses aspectos é Maria. Em locais onde a taxa de evaporação das águas oceânicas é alta, o teor de umidade na atmosfera é maior. Por outro lado, no interior e nas zonas continentais, o ar tende a ser mais seco.

 

Outro fator que afeta as flutuações de umidade é o movimento das massas de ar. Se estes estiverem fortemente carregados de vapor de água, a probabilidade de chuva é alta. Em alguns casos, a umidade do ar também afeta a vegetação local. Quanto maior a floresta, mais água ela libera na atmosfera por meio da evapotranspiração.

 

A importância da umidade do ar nos ambientes

Quando a umidade chega a 100%, o ar fica saturado, resultando em chuva

É importante lembrar que a umidade do ar afeta diretamente a nossa saúde e bem-estar. Tanto a umidade excessiva quanto a muito baixa podem causar diversos problemas, mas você sabe qual é a umidade relativa adequada?

 

Em geral, a umidade ideal para um ambiente interno é de 45%. Quando este valor está abaixo de 30%, o ar está muito seco. Quando está acima de 50%, é muito úmido. Antes de entender melhor a importância da umidade do ar em casa, é preciso saber como identificar tais oscilações. Verifique novamente:

 

·       Se as janelas da sua casa ficam embaçadas com frequência, significa que a umidade da sua casa está muito alta;

 

·       Sinais de mofo nas paredes e no teto, além de paredes constantemente úmidas, também indicam umidade excessiva do ar;

 

·       Sinais de ressecamento e rachaduras em móveis e pinturas podem indicar umidade muito baixa.

 

 

Como regular a umidade do ar?

Depois de entender a importância da umidade do ar, o próximo passo é saber qual o seu nível ideal e como controlá-lo. A umidade ideal para o bom funcionamento do corpo humano é de 45% em ambientes internos e varia entre 40% e 70% em ambientes externos.

 

Regular a umidade do ar é um processo bastante fácil: você pode usar as dicas abaixo em sua casa de forma rápida e fácil:

 

O que fazer quando a umidade está baixa?

Em temperaturas muito baixas é comum que a umidade do ar caia. Isso pode resultar em problemas respiratórios, unhas e cabelos mais secos e paredes e superfícies pintadas descascadas.

 

Nestes casos, recomenda-se o uso de um umidificador. Este dispositivo pode aumentar o conforto e pode ser necessário, principalmente para quem tem alergia respiratória. Você pode encontrar alguns modelos em nossa loja.

 

O que fazer quando a umidade está alta?

Nas regiões tropicais de clima quente, o ar tende a conter mais água. Por isso é importante que você saiba como superar essa situação. Para fazer isso, você pode escolher uma das seguintes soluções:

 

·       Utilize um desumidificador: dispositivo utilizado para reduzir a umidade presente em espaços fechados como sótão ou porão;

·       Reduza a quantidade de água que evapora no ar da sua casa. Isto pode ser feito, por exemplo, colocando a roupa para secar ao ar livre;

·       Use um aparelho de ar condicionado.

 

Como o ar condicionado ajuda a regular a umidade?

 

O ar condicionado pode ser um importante aliado no controle da umidade

Como já mencionamos, o ar condicionado pode reduzir a umidade do ar. Portanto, se estiver muito baixo, é importante que você use um umidificador junto à geladeira.

 

Hoje, você pode optar por uma tecnologia ainda mais versátil: o ar condicionado de ciclo reverso. Esses modelos possuem funções de resfriamento e aquecimento do ambiente. Ou seja, além de poderem reduzir a umidade do ambiente, também têm a função de aquecer o ambiente.

 

Você decidiu investir em um ar condicionado ou um umidificador? Então não deixe de visitar nossa loja virtual! www.airserviceshop.com.br

 

Kommentarer


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page