top of page

PODE TER AR-CONDICIONADO NO QUARTO DO BEBÊ?




Preparar a casa para receber um bebê é uma tarefa que pode parecer bem complicada para pais de primeira viagem. Principalmente para poder proporcionar conforto e segurança. Aqui no nosso clima tropical, sabemos que o calor quando vem, vem com força. Por isso, o questionamento, “ar-condicionado para bebês” pode ou não?

 

A primeira observação é, na verdade, um reforço de uma ideia que todos nós já conhecemos: sim, desde que seja com moderação. Afinal, tudo que é demais faz mal. Até mesmo, porque se você utilizar da maneira correta, pode ser muito benéfico para a saúde do bebê.

 

Para começar, podemos dizer que o ideal é climatizar o ambiente antes do banho e do bebê estar presente. Caso a climatização não tenha sido feita antes, deixe o ar-condicionado desligado até que o bebê esteja completamente vestido e arrumado.

 

Abaixo selecionamos mais algumas dicas que podem ser bem úteis ao optar por usar ar-condicionado para bebês.

 

Instale o ar-condicionado para bebês longe do berço

 

O ar-condicionado jamais deve ser direcionado para o bebê. Em qualquer caso não é indicado que o aparelho seja posicionado em direção às pessoas, mas no caso de bebês essa premissa deve ser levada ainda mais à sério. O ideal é instalar o ar-condicionado para bebês na parede oposta ao do berço e nunca perto da região da cabeça.

 

A temperatura ideal

 

 

Temperaturas muito baixas são prejudiciais à saúde do bebê. Então, configure o aparelho condicionador de ar em 25°C, mais ou menos. Isso porque a temperatura ideal para o organismo de um adulto é de 24°C, para prevenir, sempre deixe um ou dois graus a mais para o bebê.

 

Na hora de dormir

 

 

O ar-condicionado para bebês não deve permanecer ligado durante a noite toda. Uma dica bacana é ligar o aparelho com temperatura 24°C, antes de colocar o bebê para dormir. Deixe o ambiente resfriar e desligue pouco antes de leva-lo para o quarto. Assim o ambiente permanecerá com um clima tranquilo para o pequeno dormir bem, mas sem ficar exposto ao ar frio.

 

Evite transitar entre ambientes quentes e frios

 

A mudança brusca de temperatura é prejudicial à saúde. No caso de bebês que ainda estão fortalecendo seu sistema imunológico, o ideal é não ficar transitando entre um ambiente refrigerando e um não-refrigerado. Cuide para que a mudança de ambientes com temperaturas diferentes seja mínima para o bebê.

 

Desligue o ar-condicionado para bebês ao abrir portas e janelas

 

Uma das funções do ar-condicionado é controlar a umidade do ar. Por isso, pelo menos, uma vez ao dia é preciso desligar o aparelho para abrir portas e janelas. Assim o ambiente pode receber ar fresco e natural, renovando o ar do ambiente com umidade adequada.

 

Desligue o ar-condicionado para bebês na hora do banho

 

 Como já dissemos, o ar frio é prejudicial à saúde do bebê. Por isso, sempre desligue o aparelho na hora do banho, antes mesmo de despi-lo. E só ligue de volta quando o bebê já estiver completamente vestido e com os cabelos secos. Dessa forma, as chances de um bebê contrair um resfriado são bem menores.

 

Roupas bem fechadinhas ao ligar o ar-condicionado para bebês

 

Com o ar-condicionado para bebês ligado, o calor vai embora e o ambiente ficará bem fresquinho. Isso quer dizer que não é mais necessário que o bebê esteja vestido com regatinhas, shorts ou ficar sem roupa. Pelo contrário, para evitar que o vento do aparelho vá direto no corpo do bebê, vista-o sempre com roupas bem fechadinhas, como tip-top de algodão com mangas longas e até calças fininhas.

 

Limpeza de filtros semanais em ar-condicionado para bebês

 

 Quando se trata de limpeza e manutenção do aparelho condicionador de ar, muitas pessoas acabam sendo um tanto quanto negligentes, esquecidas. Mas no caso de ar-condicionado para bebês essa é mais que uma necessidade, é praticamente uma regra.

 

O filtro de ar tem exatamente a função que dá o seu nome: filtrar o ar. Consequentemente todas as eventuais sujeiras e poeira do ambiente ficam grudadas no filtro. Consequentemente, um filtro limpo proporcionará melhor qualidade de ar.

 

Então, no final das contas, ar-condicionado para bebês pode sim! Mas com alguns cuidados!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page