top of page

É POSSÍVEL USAR TRANSFORMADOR NO AR CONDICIONADO?



Não é muito fácil conseguir um ar condicionado 110v e esse problema ocorre em todo o país, apesar de existirem duas redes de tensão. Por isso, muitas pessoas acabam pensando em usar um transformador no ar condicionado.

 

Para pequenos aparelhos como uma furadeira, esta é uma solução muito comum. Agora, usar um transformador no seu ar condicionado pode causar alguns problemas.

 

Neste texto explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, inclusive o que fazer se você comprou um ar condicionado 220 V e mora em uma casa com rede 110 V.

 

Ar condicionado 220V e caixa 110V: o que fazer?

 

Para recepção é necessário adaptar sua rede elétrica

Conectar um dispositivo de 110 V a uma tomada de 220 V irá queimar o dispositivo porque ele receberá o dobro da voltagem para a qual foi projetado.

 

No caso de um aparelho 220v conectado a uma rede 110v, esse risco não existe, mas atenção: isso não significa que o aparelho possa ser utilizado desta forma.

 

Ou seja, o ar condicionado, como todos os aparelhos eletrônicos, deve estar conectado à rede elétrica adequada.

 

Em alguns casos, a tensão recebida pode até ser suficiente para ligar a ventilação do ar condicionado, mas o aparelho funcionará com uma potência bastante reduzida e sem acionar o compressor. Ou seja, seu ambiente não será climatizado porque seu aparelho funcionará apenas como ventilador.

 

Neste caso, a melhor alternativa é solicitar à concessionária de energia da sua região a alteração da rede para bifásica ou trifásica. Entenda as diferenças entre os tipos de rede:

 

Rede monofásica

Uma rede monofásica possui dois condutores, uma fase e outro neutro. Pode ser 127V ou 220V, dependendo da sua preferência ou do revendedor.

Rede bifásica

Uma rede bifásica consiste em três condutores: duas fases e um condutor neutro. A tensão varia de 127/220 V ou 220/380 V, dependendo da necessidade e do fornecedor.

 

Rede trifásica

Uma rede trifásica consiste em 4 condutores: três fases e um condutor neutro. A tensão varia entre 220/380V ou 380/480V, conforme a necessidade (geralmente utilizada em fábricas) e também do revendedor.

Quando você solicitar a ligação ou troca de energia elétrica, a distribuidora avaliará a quantidade de eletrodomésticos, eletrônicos, lâmpadas e outros equipamentos mais adequados para sua casa/empresa.

 

Tipos de transformadores

Existem dois tipos de transformadores. O primeiro deles é o transformador de isolamento. Existe uma separação entre os enrolamentos primário e secundário, também conhecida como “isolamento galvânico”.

 

Um transformador do tipo autotransformador é caracterizado pelo fato de seu enrolamento primário ser parte integrante do enrolamento secundário. Em outras palavras, não há divisão entre os dois. Este dispositivo é comumente usado para alimentar equipamentos industriais ou domésticos.

 

Existe ar condicionado 110v?

Ainda existem alguns modelos de aparelhos de ar condicionado 110V, mas estão cada vez mais raros. Na Frigelar, por exemplo, os modelos Split são todos 220v.

 

Existem vários motivos pelos quais isso acontece. O principal é que é muito mais barato produzir apenas uma voltagem. Isso acontece porque a demanda por aparelhos 110v no Brasil não compensa a produção de fabricantes que optaram por uma tensão única para reduzir custos.

 

Portanto, se a sua casa não possui tomadas de 220 V, o ideal é tomar medidas nesse sentido. Também é necessário levar em consideração outras variáveis ​​da alimentação elétrica, como potência, corrente e frequência em Hertz.

 

Portanto, mesmo que você decida comprar um ar condicionado 110v, é preciso saber se essas outras variáveis ​​também são atendidas. Não se trata apenas de uma medida para poupar equipamentos e reduzir o consumo de energia: trata-se também da sua segurança.

 

Posso usar transformador no ar condicionado?

 

Se o seu aparelho for 220V e sua rede for 110V, ele não sofrerá sobrecarga porque a tensão da rede é apenas metade da que este aparelho precisa para funcionar. No entanto, isso não é recomendado porque não funcionará corretamente desta forma.

 

Para resolver essa situação, muitas pessoas optam por utilizar um transformador em seu ar condicionado. No entanto, esta prática acarreta uma série de riscos. Além disso, independentemente da tensão, a maioria dos fabricantes de equipamentos de refrigeração não recomenda o uso contínuo ou contínuo de transformador em um ar condicionado.

 

Quais são os riscos de usar um transformador?

Usar um transformador em um ar condicionado pode fazer mais do que danificar o equipamento: a prática também reduz a segurança ambiental. Confira alguns dos riscos aos quais você estará exposto se escolher esta solução:

 

·       Despesas não planejadas com manutenção de equipamentos danificados;

·       Acidentes graves causados ​​por curto-circuito, como incêndios;

·       Danos permanentes ao seu dispositivo.

 

Para evitar tais riscos, você precisa prestar atenção à vida útil do seu transformador e trocá-lo antes que ele falhe. Além disso, é necessário manter o aparelho em local seco e ventilado e verificar constantemente o seu funcionamento. Caso algo esteja errado, é aconselhável agendar a manutenção com um profissional qualificado o mais rápido possível.

 

Alternativas mais seguras ao transformador


Ao utilizar o aparelho corretamente, você garante maior segurança em sua casa.

Para evitar o uso de transformador, a maioria das pessoas tenta comprar um aparelho que seja compatível com a voltagem doméstica. É portanto ideal adaptar a sua rede eléctrica. Isso garantirá o bom funcionamento do ar condicionado.

 

Geralmente não há cobrança por este serviço. E é sempre bom lembrar: não tente mexer na fiação sozinho, pois isso pode causar danos materiais e à saúde.

 

Aposte em um ar condicionado com voltagem certa

Não é recomendado utilizar transformador em um ar condicionado, pois, além de aumentar o consumo de energia, pode danificar seu equipamento e anular a garantia de fábrica.

 

Se você quer investir em ar condicionado, venha dar uma olhada em nossa loja virtual www.airserviceshop.com.br. Dessa forma, fica mais fácil escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

 

Conosco, você pode contar com uma instalação profissional que evitará que a vida útil do seu dispositivo seja encurtada.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page