top of page

VAI COMPRAR UM AR-CONDICIONADO NOVO? VEJA COMO CALCULAR A QUANTIDADE IDEAL DE BTUs


Veja como calcular quantos BTUs deve ter o ar-condicionado para o seu ambiente.


Antes de calcular a quantidade ideal de BTUs para cada ambiente, vamos ver o que significa a sigla.

BTU é a abreviação em inglês para “British Thermal Unit” ou, em português, Unidade Térmica Britânica.

Pode-se então dizer que se trata de uma unidade de medida como Kg (quilograma), por exemplo, que determina a medida da potência de refrigeração de um ar-condicionado.

Para que o aparelho possa funcionar com o melhor desempenho possível é preciso garantir que esteja instalado em um ambiente adequado para a sua potência.


Entenda as variáveis

Para calcular o BTU ideal antes de comprar o seu ar-condicionado, é preciso considerar três variáveis importantes:

1 - A área em metros quadrados (m²) do ambiente;

2- Se há incidência de luz do sol;

3- Quantidade de pessoas frequentarão o espaço.


Fazendo o cálculo corretamente você garantirá que o aparelho irá refrigerar com máximo desempenho, proporcionando maior conforto térmico que, afinal de contas, é o que procuramos quando adquirimos um aparelho de ar-condicionado.


Chegou o momento de aprender a calcular quantos BTUs o seu aparelho vai precisar para climatizar plenamente o ambiente da sua casa ou empresa.


Locais sem incidência de luz do sol



Caso não ocorra a incidência de sol, considere que para refrigerar um ambiente qualquer serão necessários 600 BTUs por metro quadrado.


Então o próximo passo é calcular o espaço e multiplicar por 600?


Isso mesmo! Mas tem mais uma coisinha: você deve considerar quantas pessoas (tirando você) irão frequentar o ambiente e somar 600 (BTUs) por pessoa. Sendo assim, o ideal é imaginar qual a lotação máxima do espaço.


Para exemplificar vamos fazer uma simulação, imaginando um local sem incidência de sol:


– Área total: 18 m²

– Lotação: você mais 2 pessoas (total: 3)


Cálculo de BTU:


(600 x 18) + 1.200 = 12.000


Note que após multiplicar a área de 18 m² à quantidade de 600 BTUs por metro quadrado, somamos o resultado a 1.200, que se refere a 2 pessoas adicionais, totalizando 3 pessoas (você fica fora da conta, lembra?).


Veja a seguir como efetuar o cálculo para ambientes com incidência de sol




No caso de ambientes com boa incidência de sol, ao invés de considerar 600 BTUs por metro quadrado, apenas substitua por 800 BTUs. No exemplo anterior, caso o ambiente tivesse incidência de luz solar, a conta ficaria assim:


(800 x 18) + 1.600 = 16.000 BTUs



Neste caso, como não existe um modelo de 16.000 BTUs, recomenda-se arredondar para a capacidade logo acima, ou seja, um modelo de 18.000 BTUs, já que o modelo abaixo é de 12.000 BTUs.



Pronto, agora sim! Você já sabe fazer o cálculo de BTU para escolher o seu ar condicionado novo. Não deixe, também, de visitar o nosso e-commerce para encontrar um modelo ideal para a sua casa ou empresa. A Norte tem um mix enorme de marcas e modelos para você.

Tags:

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page