Silenciador de Dutos de Ar Condicionado



Também conhecido como atenuador de som de dutos, ele atua como amenizador de ruídos nos sistemas de ar condicionado e de ventilação. O silenciador é como um defletor no interior da tubulação e é responsável por absorver o som.


Geralmente possuem dimensões e configurações necessárias para reduzir o som em uma faixa específica de frequência. Os silenciadores são um complemento aos dutos convencionais internamente revestidos – esses considerados eficazes na atenuação de ruídos de média e de alta frequência.


O silenciador de dutos de ar condicionado tem maior capacidade para amenizar o som em comprimentos relativamente cursos.



Como é constituído o silenciador de dutos de ar condicionado


O atenuador de som circular, por exemplo, consiste em uma camada interna perfurada de chapa de metal leve (defletor), que é preenchido com isolamento de absorção de som.


Quando há preocupação com partículas no fluxo de ar, em sistemas de alta velocidade, o isolamento ensacado ou com face de mylar é usado.


O isolamento ensacado normalmente é chamado de atenuador de “nível hospitalar”.



Formatos dos atenuadores de som


Os atenuadores de som estão disponíveis nos formatos circulares e retangulares. O segundo normalmente mede 3, 5, 7 ou 9 pés. A largura e a altura de som são frequentemente determinadas pela canalização ao redor.



Como escolher um ar-condicionado silencioso


Enquanto os retangulares são chamados de divisores, os atenuadores de som circulares contêm um defletor em forma de bala. Os modelos circulares são consideravelmente mais rígidos comparados aos outros e menos propensos a ruídos de rompimentos dos dutos.


O silenciador de dutos é classificado como “Baixo”, “Médio” ou “Alto”. A divisão é baseada nas características de desempenho.

Posts Em Destaque