Por que o ar-condicionado explode?

Como qualquer equipamento eletroeletrônico o ar-condicionado também requer condições específicas para sua utilização, respeitando instruções fornecidas pelo fabricante e utilizando de profissionais para instalá-lo de forma correta, pois esta etapa quando mal efetuada vem a tornar eminente os riscos de incêndio provenientes de curtos elétricos e superaquecimentos.


Antes mesmo da aquisição do ar-condicionado é preciso avaliar as condições do local onde será instalado, verificando os parâmetros de voltagem e capacidade de resfriamento do aparelho para então adquirir um produto que se adéque a estrutura local e atenda às necessidades do proprietário.


Nós nos preocupamos muito com esse assunto, portanto, pensando em contribuir com uma maior proteção, listamos alguns dos fatores que podem ocasionar isso:


1. Óleo ou Água

Óleo ou água que entram em contato com o reservatório do compressor de ar podem provocar uma explosão perigosa. O óleo é inflamável e é uma substância que pode causar uma explosão sob extrema pressão. A água também tem o potencial de provocar uma explosão perigosa quando está em contato com o reservatório do compressor de ar.


2. Pressão excessiva

Um perigo comum de compressores de ar é a possibilidade de que o cilindro está quebrado devido à pressão excessiva, e é por isso que todos eles incluem um medidor de pressão. O compressor de ar deve vir com um manual e uma etiqueta de aviso explicando o que é considerado um nível perigoso de pressão.


3. Vazamento de óleo

Muito compressor precisa conter óleo ou uma câmara de óleo para manter a máquina funcionando sem problemas. Um vazamento de óleo em qualquer tipo de máquina é muito perigoso. É perigoso para colocar o compressor numa garagem, onde são usadas tochas ou chamas, especialmente quando o vazamento não é detectado até que haja um risco de fogo ou explosão. Se o vazamento de óleo está ligado novamente com o compressor de ar, isso poderia causar uma grande explosão.


4. Calor intenso

Várias partes do compressor de ar são inflamáveis ​​quando expostas ao calor ou chama intensa. Evite usar o compressor de ar perto de outros dispositivos que produzem calor ou chama para prevenir que isso aconteça. Temperaturas perigosas são aquelas que causam queimaduras na carne humana. Vale lembrar que o calor do sol não irá causar o superaquecimento do tanque do compressor de ar.


5. Utilização inadequada

Uso e manutenção inadequada podem causar muitos acontecimentos e circunstâncias que contribuem para o risco de perigo quando um compressor de ar é usado. Ao seguir as regras estabelecidas no manual do compressor de ar, verifique se você está tomando as medidas adequadas para evitar que situações perigosas ocorram.


Portanto, contrate somente profissionais especializados para realizar sua instalação e eventuais manutenções sendo elas de natureza preventiva ou corretiva. Respeite os parâmetros de seu aparelho, não tente ser o técnico de ar condicionado quando você não é, alguns procedimentos necessitam de conhecimento técnico e o resultado de um mal manuseio pode desencadear danos tanto a integridade do aparelho como colocar em risco a vida das pessoas ali presentes.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
End: Rua Alberto Torres 673, Pátria Nova - Novo Hamburgo / RS
  • iconfaceb
  • iconinsta

Todos os direitos reservados à Air Service - Desenvolvido por Lzf Conteúdo e Design