MARESIA – CUIDADOS COM O APARELHO DE AR CONDICIONADO NO LITORAL



Como sabemos, a maresia acaba provocando a diminuição da vida útil dos eletrônicos e também dos aparelhos de ar condicionado. Portanto nas regiões litorâneas se faz necessário prestar atenção nessa questão para amenizar os efeitos negativos causados nas peças desses produtos.

Mas tudo tem solução! Aplicando os devidos cuidados é possível amenizar os danos e aproveitar os eletrônicos por muito mais tempo. Para ajudar nessa questão, preparamos um conteúdo completo voltado para o ar-condicionado da praia. Confira a seguir!


Maresia, o que é?

A maresia é aquela névoa super fina, praticamente imperceptível a olho nu, que fica pairando sobre o mar em regiões litorâneas. Ela expande-se até a terra firme e contém substâncias químicas como sais, por exemplo e, infelizmente, ela não se restringe a área beira mar. Ela adentra alguns quilômetros ainda, entrando na casa daqueles que inclusive moram mais afastados. Ou seja, acaba sendo um problema bem comum em cidades inteiras do litoral.


Por que a maresia pode prejudicar os aparelhos eletrônicos?

Dentre tantas substâncias presentes na maresia constam micro partículas de sal que acabam corroendo metais menos resistentes, como alumínio por exemplo. Esses materiais são bem comuns nas peças que compõem um eletrônico.


Qual é o ar condicionado mais resistente para praia?

Infelizmente não conseguimos te dizer aqui um modelo de ar condicionado próprio para regiões litorâneas. Mas, há algumas características em especial que você pode buscar no eletrônico para aumentar sua resistência.


Uma delas é se a serpentina (e até outras peças) é revestida em cobre. Esse metal é mais resistente à corrosão e permitirá que seu aparelho dure por muito mais tempo.


Em relação às linhas, são indicados para a região os modelos split e janela. Ah, e nada de cair no senso comum de que o modelo split estraga mais fácil. O que acontece é que as tubulações de ligação da condensadora desse aparelho são de alumínio, por isso a falsa sensação de menor durabilidade.


Mas, como já dissemos acima, se possível, efetue a troca para peças em cobre. Esses cuidados com o ar condicionado farão com que você tenha o ar de sua residência climatizado por muito mais tempo.


Além disso, pratique os cuidados a seguir para rebater um pouco dos danos que a maresia possa trazer ao eletrônico;


Cuidados com o aparelho de ar-condicionado no litoral



A utilização de serpentinas protetoras na condensadora ajuda a rebater a entrada da maresia no interior do aparelho;

Limpar o filtro todo mês com água morna e um pano seco ajuda a retirar as substâncias corrosivas que vieram com o ar;

Durante a higienização, utilizar produtos não oxidantes;

Realizar periodicamente a limpeza interna e manutenção preventiva com um técnico especializado;

Quando não estiver em uso, cubra a condensadora com uma capa de proteção. Ela será uma barreira entre a maresia e o eletrônico.

Se achar necessário, considere o uso de óleos impermeabilizantes nas superfícies metálicas.


Cuidados com a instalação do aparelho

A instalação também é um dos cuidados com ar condicionado que devemos ter em casas no litoral. Por se tratar de regiões que geralmente são muito quentes no verão, é importante que a forma de instalação seja otimizada também.


Na estação mais quente do ano, a tendência é de que o ar frio desça mais. Portanto, instale o aparelho sempre em um ponto alto do cômodo, facilitando e deixando mais rápida a refrigeração do ar.


Também, deixe a evaporadora no local que você passa ou passará mais tempo, tendo assim um ótimo proveito do seu investimento.


Por fim, os cuidados com ar condicionado vão além de só o aparelho. Lembra que comentamos que a maresia é prejudicial para praticamente todos os eletrônicos que contenham itens metálicos? Então, isso vale também para os suportes que apoiam o aparelho.


Considere sempre na escolha de suportes, aqueles que são de material inoxidável. E, caso não seja possível, revista com impermeabilizantes anticorrosivos. São passos fundamentais para que seu aparelho esteja apoiado em peças que lhe proporcionam 100% de segurança.

Posts Em Destaque
Posts Recentes