MANUTENÇÃO DE AR-CONDICIONADO COMERCIAL GANHA MAIS RELEVÂNCIA


Com o fim da emergência sanitária por covid-19 e a retomada total do trabalho presencial nos prédios comerciais, o aumento das atividades em geral devem ser acompanhadas também da revisão dos aparelhos que podem ter passados por um período desativados. Evitando assim a exposição das pessoas a possíveis infecções bacterianas.

Diferentemente dos equipamentos utilizados nas residências, onde o morador que decide quando fazer a manutenção, os aparelhos dos ambientes comerciais devem, por lei, ser constantemente revisados.


Nestes ambientes devem ser observadas as seguintes características: umidade, movimentação, renovação, temperatura, qualidade do ar e em alguns casos é realizado o controle da pressão interna do ambiente.


AR CONDICIONADO EM AMBIENTE COMERCIAL

  • Todo condomínio comercial é obrigado a manter atualizado o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle)

Esse documento leva em conta características tais como dimensão do espaço climatizado, carga elétrica disponível e uso, bem como deve ser a manutenção


TODO PROJETO É IGUAL?

Não. Como um prédio comercial pode ser para diferentes propósitos, a climatização dos ambientes pode ser personalizada em cada andar ou ambiente.


SINAIS DE PROBLEMA

Sujeira

  • Se o equipamento estiver com sujeira impregnada ou fiapos aparecerem de dentro pra fora, pode ter funcionamento alterado.


Ruídos e vibrações em aparelhos novos

  • Se o ar-condicionado for novo, ruídos ou vibrações demonstram que algo está fora do normal necessitando de atenção.

No caso de equipamentos mais antigos pode não ser um problema, sendo apenas desgaste das peças.


Desconforto

  • Se o ar-condicionado é novo e não está atingindo a temperatura desejada, chame um especialista.


Como garantir a qualidade do ar


É preciso considerar as seguintes funções do sistema de climatização:

  • Renovação do ar;

  • Filtragem;

  • Controle da temperatura e umidade.

  • Monitoramento do nível de CO2.


Como é feita a manutenção

  • Limpeza ou troca mensal de filtro.

  • Retirada de água acumulada nas bandejas.

  • Eliminação do acúmulo de resíduos nos sifões, serpentinas, ventiladores e dutos de distribuição de ar.

  • Limpeza dos equipamentos usando produtos químico conforme norma da Anvisa.

  • Verificar as análises da qualidade do ar interno.

  • Em ambientes que usam ar-condicionado central, manter as salas de máquinas limpas e com restrição de acesso. As salas de vem conter apenas os equipamentos de ar-condicionado.

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