INSTALAÇÃO DE AR-CONDICIONADO PISO TETO


O piso-teto é um aparelho multivalente: diferente dos outros modelos de equipamentos, ele pode ser instalado tanto no piso, quanto no teto do ambiente. Em qualquer um dos locais, ele vai garantir conforto térmico com eficiência, para todas as pessoas no local. Como este aparelho possui características diferenciadas, podem surgir mais dúvidas em relação a sua instalação.


Na realidade a instalação do aparelho piso-teto não é tão complicada, principalmente se a estrutura já estiver pronta para recebê-lo – o que é muito comum em nas construções de hoje em dia. Assim como qualquer outro modelo de ar-condicionado, a sua instalação também deve ser realizada por um profissional qualificado, para que o aparelho mantenha sua garantia perante o fabricante e ainda para certificar de que ele funcione de maneira correta e segura.


Neste post, vamos dar algumas dicas deste processo de pré-instalação, para que você possa preparar o local para o ar condicionado piso teto.


Características do ar condicionado piso-teto

O piso-teto é o modelo mais potente dos aparelhos de ar condicionado, ideal para ambientes maiores, com grande circulação de pessoas e pé direito alto. Portanto, sua capacidade pode ir de 17000 BTUs a 80000 BTUs.


Além de sua alta potência, o piso-teto oferece diversos benefícios, alguns dos principais são a sua versatilidade e suas variadas opções de modo e funções. Confira!


Versátil: pode ser instalado tanto no piso quanto no teto do local. No piso, o ar condicionado piso-teto é instalado na posição vertical. No teto, ele permanece na horizontal.

Assim, ele se adapta a residências, ambientes comerciais e empresariais, assim como consultórios, hospitais, igrejas e salões.


Flechas de ar e maior alcance: com grandes flechas de ar e mais alta potência, o alcance desse equipamento é maior do que os outros aparelhos.


Operação silenciosa: a tecnologia inverter garante operação com pouquíssimos ruídos.

Resfriar ou aquecer: alguns modelos têm ciclo duplo: quente e frio. Isso significa que o ar condicionado piso-teto pode aquecer ou resfriar o local, de acordo com a estação do ano em que você se encontra. O mais importante é o conforto térmico!


Modos e funções: Sleep, Timer, Turbo, Desumidificar e Filtro Antibacteriano são funcionalidades presentes em muitos modelos desse equipamento.


Redução do consumo de energia: em média, os recursos tecnológicos do ar condicionado piso teto podem reduzir em até 40% o consumo de energia residencial ou comercial.


Dimensionamento do ar condicionado piso-teto

Chamamos de pré-instalação o momento de dimensionamento da potência do ar condicionado. Nesta etapa, você define qual é a capacidade que o aparelho precisa ter no seu ambiente.


Medida em BTUs, a potência considera o tamanho do local, número de pessoas circulantes, eletrônicos e incidência de sol – da manhã ou da tarde.


Instalação da condensadora – parte externa – do ar condicionado piso-teto

O aparelho de ar-condicionado piso-teto é um modelo do tipo split, portanto é dividido em duas partes – a evaporadora e a condensadora.


A condensadora fica na parte externa do ambiente, ligada a evaporadora, parte interna, por cabos e tubos. Ela precisa de um local adequado, para que o equipamento funcione de maneira satisfatória e com segurança.


Cuidado com os detalhes:


– Algumas construções, como novos edifícios, já vêm com uma área externa pronta para instalação das condensadoras, o nome disso é infraestrutura, para saber mais sobre isso, clique aqui.

– O local precisa estar afastado da incidência direta de sol e de chuva, para saber qual o melhor lugar para instalar o ar-condicionado, clique aqui.

– A evaporadora e a condensadora precisam estar ligadas com uma distância máxima de, geralmente, 30 metros. São necessários, ainda, tubos para fios e para dreno de água.

– Se possível, a instalação do ar condicionado piso-teto deve ficar distante de quartos e de janelas, para que o ruído da condensadora não atrapalhe a tranquilidade do seu ambiente.


Instalação da evaporadora – parte interna – do ar condicionado piso-teto

Quando a evaporadora do ar condicionado piso-teto é instalada no chão, ela precisa de um suporte dos dois lados, para que o equipamento fique bem firme. É importante também que esse aparelho não fique em uma região com maior circulação de pessoas.


Se você prefere o teto, é importante que ele tenha pelo menos uma distância de 15 centímetros do forro. Avalie, junto com um técnico qualificado, a metragem ideal para instalação do equipamento e refrigeração do seu ambiente, aproveitando a eficiência do ar sem sobrecarga.


A instalação do ar-condicionado piso-teto feita por um técnico especializado vai garantir que tudo seja feito da maneira correta: desde a instalação da evaporadora e da condensadora, à ligação entre as peças e o máximo aproveitamento do aparelho.


Dessa maneira, o ar condicionado vai oferecer conforto térmico adequado para o seu ambiente e vai estar principalmente preservando sua vida útil. Um profissional credenciado é quem vai, ainda, permitir a manutenção da garantia do seu aparelho.

Posts Em Destaque
Posts Recentes