INFRAESTRUTURA PARA O AR-CONDICIONADO NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS IMÓVEIS


Precisamos de planejamento para realizar qualquer obra, não é verdade? Assim também deve ser a instalação do ar-condicionado na construção de novos imóveis. Ou seja, analisar o cenário, programar o que será feito e ainda verificar quais são as possibilidades para seu ambiente. Portanto é dessa maneira que você vai garantir que o aparelho seja instalado corretamente e, assim, funcionar com máxima eficiência.


Na hora da instalação de ar condicionado, batem muitas dúvidas: qual a capacidade necessária para o tamanho do ambiente? Preciso de um técnico especializado? Como é feito o planejamento para a instalação do aparelho na minha casa ou na minha empresa?


Há algumas coisas que você precisa saber, portanto, confira quais são as nossas dicas para a infraestrutura do ar condicionado na sua nova construção.


Pré-instalação do Ar condicionado

Chamamos de pré-instalação do ar-condicionado, o dimensionamento da potência do aparelho. É o planejamento da capacidade do equipamento, levando em consideração o tamanho do ambiente, quantidade de janelas, pessoas circulantes e até eletrônicos no local.


A instalação do ar condicionado na construção

Quando você está construindo um novo imóvel, é muito mais prático definir, desde o início, aonde e como colocar o ar condicionado na parede. Confira com seu arquiteto ou mestre de obras as seguintes dicas de programação para sua obra:


Distância entre chão e teto

A evaporadora do aparelho (parte interna) deve estar entre 1,50m e 1,80m do chão. Do teto, a distância deve ser de 15 a 10 centímetros.


Além de um melhor funcionamento do aparelho, essas medidas vão ajudar também nos momentos de manutenção do ar condicionado.


Distância entre quinas, portas e janelas

O ideal é que o aparelho também seja instalado a pelo menos 50 centímetros de qualquer parede ou quinas. A instalação do ar condicionado pode ser feita acima de portas e janelas.


Evaporadora no centro do ambiente

Para que o ar seja distribuído igualitariamente para todo o ambiente, a instalação do ar condicionado precisa, sempre que possível, ser feita da maneira mais central possível na parede. Com isso, essa localização vai ajudar no trabalho eficiente do equipamento.


Evaporadora e os raios de sol

O planejamento para a instalação do ar condicionado deve levar em conta também que a evaporadora (parte interna) não deve receber incidência direta de raios de sol.


Caso aqueça demais, o equipamento pode ou ser danificado, sobrecarregado ou ainda não atingir as temperaturas que você deseja.


Portanto, na hora de projetar seu ambiente, é importante levar em consideração essa dica.


Local para a condensadora

A condensadora é a parte externa do aparelho. Por isso, é muito importante saber como colocar o ar condicionado na parte de fora da sua construção. Em outras palavras, ela precisa estar protegida de vento, chuva, sol e, também, não pode ser colocada em locais fechados ou abafados. Entenda mais:


Para os modelos com duas peças – em que a evaporadora fica no exterior da construção, há algumas diretrizes a serem seguidas.


A condensadora não pode ficar em dispensas ou armários, ou seja, em locais fechados.


Como ela também não pode receber diretamente os raios de sol, nem água da chuva, e ainda folhas e muita poeira, você pode construir uma área de proteção para essa parte do ar condicionado: existem as proteções de fibra de vidro, que não absorvem calor e nem interferem no visual externo da sua construção. Ou você também pode construir um mini telhado por cima dos locais da condensadora.


Também é muito comum construir uma espécie de varanda, unicamente para as condensadoras de ar condicionado, de maneira que fiquem protegidas. Nesses casos, o arquiteto ou o mestre de obras podem te ajudar com ideias de instalá-los em locais em que o barulho do funcionamento desse equipamento não te atrapalhe. Por exemplo, perto do seu quarto ou então da sala. Prefira nos fundos da casa, perto da cozinha ou da dispensa.


Já para o ar condicionado de janela, aquela caixa protetora de concreto ou de mármore já é o suficiente. Basta verificar que a base de apoio para o equipamento tenha pelo menos 21 centímetros de profundidade, e que exista uma tomada compatível com a voltagem do aparelho. A partir daí, é só colocar a caixa de ar condicionado na parede – já que esse modelo é uma peça única.


Você pode, também, conferir dicas de como usar o ar condicionado na decoração do seu ambiente.


Na construção, como é a obra de instalação do ar condicionado?

Além de todos os aspectos físicos que descrevemos para o seu planejamento de obras, há ainda a parte técnica de instalação do ar condicionado. Com exceção dos aparelhos de janela, que normalmente não demandam a mão de obra de um profissional, é muito importante contratar o serviço de um técnico especializado.


É ele que saberá como montar o ar condicionado, e quais são os produtos e ferramentas necessários. Confira algumas dicas:


Materiais

Para a instalação na parede, podem ser necessários materiais de acabamento e alvenaria. Nesse caso, o pintor ou o pedreiro podem fazer o serviço.


Mas para a instalação de fato do ar condicionado, o técnico responsável vai precisar de cabos elétricos, caixas de passagem, adaptadores, tubulações, entre outros.


A parte interna e a parte externa do aparelho precisam estar ligadas, com uma distância máxima de, geralmente, 30 metros. Por isso, são necessários tubos específicos para fios e, também, dreno de água.


Por esses motivos, a instalação do ar condicionado precisa ser feita por um profissional qualificado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes