EVITE OS ERROS MAIS COMUNS AO USAR O AR-CONDICIONADO

Talvez você nem saiba, mas pode estar prejudicando seu ar-condicionado ou desperdiçando energia.



O ar-condicionado é um ótimo recurso para amenizar o calor e manter a temperatura controlada e saudável - inclusive no inverno. Mas para seu bom funcionamento, é preciso fugir de erros comuns de instalação, localização, cuidados e manutenção. Assim o aparelho vai durar mais e sem falhas durante o uso. Confira as dicas.


Não ler o manual de instruções

Parece óbvio, mas muitas pessoas não leem o manual de instruções ao comprar o aparelho. É importante consultá-lo antes de tudo, já que contém as informações essenciais para instalação, uso e manutenção.


Ignorar a capacidade do aparelho x ambiente

Quanto à adequação da capacidade do aparelho ao ambiente, é preciso levar em conta a quantidade de BTUs, sigla britânica que significa British Thermal Unit (ou Unidade Térmica Britânica em tradução livre) e indica a potência de refrigeração do equipamento. Quanto maior este número, mais potente o ar.


De forma geral, o cálculo deve ser feito da seguinte forma: 600 BTUs por m² quando há pouca incidência de sol e 800 BTUs por m² quando há maior incidência de sol. Outro fator importante é o número de pessoas no ambiente e a quantidade de aparelhos que irradiam calor (geladeira, TV, freezer, fogão e afins), devendo ser acrescentado mais 600 ou 800 a cada aparelho.


Desconsiderar a importância da instalação e materiais

Adequar a parte elétrica, considerando um disjuntor individual para o aparelho e usar materiais corretos, como tubulação de cobre e isolamentos térmicos antichama. É indicado ainda que realize vácuo nas linhas frigorígenas e teste vazamentos.



Escolher local errado para posicionar o ar-condicionado

A localização do ar-condicionado impacta diretamente na sua eficiência energética. Há uma tendência de colocar o aparelho num canto mais conveniente e pouco usado, mas o correto é um local com sombra. Quanto menos luz solar tiver, menos energia será necessária para realizar a climatização, o que evita transformar o eletrodoméstico no maior "gastador" da casa.


Deixar o aparelho desligado por longo período

Desligar o seu ar-condicionado durante o tempo em que fica fora de uso, é uma boa prática, mas cuidado. Se sair de férias por um longo período ou resolver deixá-lo desligado durante todo o inverno, saiba que ele poderá não funcionar de forma correta logo em seguida.


Isso porque quando o aparelho fica inativo, o mofo pode se infiltrar e a condição geral do equipamento pode se deteriorar. Em vez disso, tente usar o ar-condicionado por pelo menos alguns minutos todos os dias para proteger a qualidade do ar interno.


Não fazer manutenção periódica

Muita gente só se lembra de chamar um técnico quando o ar-condicionado apresenta algum problema. O correto é manter uma manutenção preventiva, conforme o uso do aparelho, assim ele vai durar mais e você não terá surpresas com possíveis falhas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes