Doar sangue faz bem

O ato de doar sangue tem como objetivo ajudar a quem precisa, mas, além de ajudar, o doador ainda pode contar com benefícios inesperados para a própria saúde.

Quando foi a última vez que você parou para apreciar todas as coisas boas que seu sangue faz por você? Sem ele, o oxigênio nunca alcançaria suas células e o dióxido de carbono estaria enchendo seus vasos sanguíneos enquanto falamos.


A cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil. Cerca de 1 em cada 5 pessoas que são internadas no Hospital, necessitarão de transfusão de sangue durante o período em que permanecerem internadas. Portanto, embora você nunca se preocupe em ter sangue suficiente para funcionar, muitos outros não têm tanta sorte. Com o Dia Mundial do Doador de Sangue se aproximando, 14 de junho, isso lhe dá mais motivos do que nunca para sair e doar.


Veja a seguir quatro vantagens para a saúde de quem doa sangue.


Seu sangue pode fluir melhor

Doações de sangue repetidas podem ajudar o fluxo sanguíneo de uma forma que danifica menos o revestimento dos vasos sanguíneos e pode resultar em menos bloqueios arteriais. Isso pode explicar por que o American Journal of Epidemiology descobriu que os doadores de sangue têm 88% menos probabilidade de sofrer um ataque cardíaco.


Não está claro se há benefícios de saúde duradouros associados a um melhor fluxo sanguíneo. (Esses tipos de estudos não podem provar causa e efeito - por exemplo, doadores de sangue podem levar estilos de vida mais saudáveis ​​do que a população em geral.)

"O que está claro é que os doadores de sangue parecem não ser hospitalizados com tanta frequência e, se forem, eles têm períodos de permanência mais curtos. E são menos propensos a ter ataques cardíacos, derrames e câncer."


Você fará um mini check-up

Antes de doar sangue, você primeiro terá que fazer um exame físico rápido que mede sua temperatura, pulso, pressão arterial e níveis de hemoglobina. Depois que seu sangue é coletado, ele é enviado para um laboratório onde será submetido a 13 testes diferentes de doenças infecciosas, como HIV e vírus do Nilo Ocidental. Se algo der positivo, você será notificado imediatamente.

Os exames físicos e de sangue não são motivo para pular sua visita anual ao médico, mas são bons para a paz de espírito. Mas você nunca deve doar sangue se suspeitar que pode realmente estar doente ou ter sido exposto ao HIV ou a outro vírus.


Seus níveis de ferro permanecerão equilibrados

Adultos saudáveis ​​geralmente têm cerca de 5 gramas de ferro em seus corpos, principalmente nas células vermelhas do sangue, mas também na medula óssea. Quando você doa uma unidade de sangue, perde cerca de um quarto de grama de ferro, que é reabastecido com os alimentos que você ingere nas semanas após a doação. Essa regulação dos níveis de ferro é uma coisa boa, porque ter muito ferro pode ser uma má notícia para seus vasos sanguíneos.


As estatísticas parecem mostrar que diminuir a quantidade de ferro em pessoas saudáveis ​​no longo prazo é benéfico para seus vasos sanguíneos e doenças relacionadas a anormalidades nos vasos sanguíneos, como ataque cardíaco e derrame.

Mulheres que ainda não atingiram a menopausa podem ter dificuldade para doar sangue também. Mulheres na pré-menopausa podem ter um pouco de ferro esgotado com contagens de sangue logo abaixo do limite inferior. Se você tem pouco ferro e ainda deseja ser um doador, tomar um suplemento de ferro oral pode ajudá-lo a se requalificar.


Você poderia viver mais

Fazer o bem pelos outros é uma maneira de viver mais. Um estudo da Health Psychology descobriu que as pessoas que se voluntariaram por motivos altruístas tiveram um risco significativamente reduzido de mortalidade quatro anos depois do que aquelas que se voluntariaram sozinhas. Embora os benefícios para a saúde de doar sangue sejam bons, não se esqueça de quem você está realmente ajudando: uma única doação pode salvar a vida de até três pessoas, de acordo com a Cruz Vermelha.


A necessidade de sangue está sempre presente! Seja um doador voluntário!

Posts Em Destaque
Posts Recentes