top of page

COMO MANTER AMBIENTES AQUECIDOS NO INVERNO





O frio leva as pessoas a buscarem alternativas eficientes para aquecer ambientes durante o inverno. O conforto e o bem-estar estão diretamente ligados à temperatura dos ambientes, e neste guia explicativo, apresentamos algumas técnicas e sugestões para afastar as baixas temperaturas.

 

Continue lendo para conferir algumas dicas práticas e saber como enfrentar o inverno com total conforto e economia.

 

Como cuidar da casa no inverno?

Independentemente de você amar a chegada do inverno ou preferir as temperaturas mais elevadas, é interessante aderir a algumas alternativas para amenizar o frio dessa estação, uma vez que isso pode afetar a qualidade de vida, o humor e até mesmo o descanso.

 

Primeiramente, é importante conhecer as principais consequências negativas de não aquecer adequadamente os ambientes:

 

doenças respiratórias: ambientes frios têm potencial para aumentar os riscos de desenvolver alguma doença respiratória, como resfriados, gripes ou pneumonia;

agravamento de doenças crônicas: pessoas que não se mantêm aquecidas adequadamente podem sentir o agravamento dos sintomas de doenças como asma, artrite e doenças autoimunes;

desconforto físico e psicológico: permanecer em um ambiente que não proporciona conforto térmico afeta o bem-estar físico e mental das pessoas, causando estresse e potencializando sintomas de depressão e ansiedade;

dificuldades para dormir: tentar descansar em um local gelado prejudica o relaxamento e dificulta o sono reparador;

estresse no sistema cardiovascular: pessoas com problemas cardíacos podem enfrentar problemas se forem expostas a ambientes frios constantemente, pois isso afeta os vasos sanguíneos e a pressão arterial.

Algumas regiões costumam ser ainda mais frias que outras, tornando a missão de aquecer os ambientes ainda mais complexa. A seguir, confira algumas sugestões de soluções simples que podem ajudar a aquecer seus ambientes durante o inverno.

 

Luz solar

O sol é uma fonte de calor natural que deve ser aproveitada ao máximo. Durante o dia, permita que a luz do sol aqueça os cômodos onde há incidência. Além disso, os raios ultravioletas fornecem vitamina D para o corpo humano e ajudam a eliminar poluentes e causadores de doenças e alergias, como os ácaros domésticos.

 

Mantenha as cortinas abertas durante o dia para permitir que essa fonte de calor gratuita aqueça os cômodos. Quando o sol se pôr, feche tudo para reter o calor no interior dos ambientes.

 

Tapetes, cortinas e roupas de cama

Escolha tapetes grossos para reter o calor no chão, cortinas térmicas para barrar o frio que vem de fora, além de cobertores, mantas, edredons e almofadas. Enquanto esses itens protegem contra o frio, atuam como decoração para tornar o ambiente mais bonito e aconchegante.

 

Isolamento térmico

Isolantes térmicos ajudam a barrar o ar frio que costuma passar pelas frestas das portas e janelas. Escolha um material isolante para vedar a entrada de ar, pode ser necessário pedir orientações a um especialista.

 

Como aquecer ambientes no inverno?

Se, apesar das dicas anteriores, o seu lar ou local de trabalho continuar frio, vale a pena investir em alguns equipamentos e eletroeletrônicos que contribuem para manter temperaturas adequadas, como lareiras, aquecedores e ares-condicionados.

 

Ar-condicionado quente/frio

O uso do ar-condicionado na função aquecedor é perfeito para elevar a temperatura interna dos ambientes nos dias frios, sendo o aparelho mais indicado para climatizar durante o ano todo.

 

Definitivamente, esse aparelho é o mais indicado para cuidar da casa no inverno, especialmente com bebês, crianças pequenas, idosos ou pessoas e pets com algum tipo de vulnerabilidade.

 

Com ele, você pode climatizar utilizando um controle remoto para manter a faixa de temperatura desejada. No inverno, a recomendação é usar o ar-condicionado na temperatura entre 20 °C a 23 °C, considerada a temperatura ideal do ar-condicionado.

 

Embora seja permitido utilizar o ar-condicionado em temperaturas elevadas, como 29 °C, considere que essa prática deve ser moderada para evitar choques térmicos e outros problemas.

 

Nesse sentido, o recomendado é ligar o equipamento em uma temperatura mais elevada por poucos minutos e, depois, manter na faixa dos 23 °C. Saiba como colocar o ar-condicionado no quente.

 

Como funciona o ar-condicionado quente frio?

Também chamado de ar-condicionado com ciclo reverso, é um aparelho que aquece os ambientes, além de esfriar e ventilar. Os modelos convencionais apenas refrigeram e ventilam, já o ar-condicionado quente/frio, oferece um mecanismo (válvula de inversão) que reverte o ciclo de refrigeração e aquece o ar interior.

 

É a versão mais versátil, pois pode funcionar em todas as estações do ano, perfeita para aquecer o bebê no inverno, proporcionar conforto para toda a família ou trabalhar com mais comodidade.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page