AR-CONDICIONADO DESLIGADO POR MUITO TEMPO PODE ESTRAGAR? ENTENDA O QUE ACONTECE!


Você está pensando em passar os meses de frio com o ar-condicionado desligado e, quando voltar a usar, tem medo de que possa dar algum problema? Isso realmente pode acontecer: a falta de uso, especialmente de componentes como o compressor, é um problema capaz de estragar o seu aparelho.


O ar-condicionado desligado afeta essa peça, portanto é muito importante estar por dentro de dicas para seu aparelho não estragar, mesmo com pouca frequência de funcionamento. Continue conosco no post e faça boa leitura!


COMO O AR-CONDICIONADO DESLIGADO AFETA O COMPRESSOR DO APARELHO?


Para começar, vale entender o funcionamento do compressor. Localizado na condensadora, ele é como o coração do aparelho, ou seja, a peça responsável por levar o fluído refrigerante pelo sistema e permitir a troca de ar. Mas para que isso aconteça, ela precisa estar limpa e lubrificada.


Em outras palavras, quando você deixa o ar-condicionado desligado por muito tempo, pode surgir o acúmulo de poeira. Além disso, com o aparelho parado, o compressor fica sem lubrificação. O resultado é o risco de a peça estragar, trazendo problemas ao uso do equipamento.


Mas e se você não usa tanto o ar-condicionado, o que fazer para que ele não estrague? A resposta é bem simples. Veja a seguir algumas dicas primordiais visando o dia a dia.


O QUE FAZER PARA O AR-CONDICIONADO COM POUCO USO NÃO ESTRAGAR?


Na rotina de quem usa pouco o ar-condicionado ou depois de um longo período com o aparelho desligado, é necessário tomar certas medidas de precaução. Veja a seguir o que você deve fazer para prevenir contratempos.


LIMPE O APARELHO

Com pouco uso, o ar-condicionado desligado pode ficar esquecido. Mas é vital evitar que isso aconteça, promovendo a limpeza do aparelho normalmente. Dessa forma, você impede o acúmulo de poeira, mofo, insetos e qualquer outro fator capaz de estragar seu equipamento.


LIGUE O AR-CONDICIONADO


Para que o compressor não trave pela falta de utilização, ligue o aparelho de vez em quando. Deixe-o funcionando pelo menos por meia hora toda semana. Assim, todo o sistema mecânico recebe lubrificação e a vida do aparelho aumenta.


USE ÓLEO LUBRIFICANTE


Se seu aparelho permanecer desligado por muito tempo, aplique óleo lubrificante antes de ligá-lo novamente. Assim, a peça funciona com mais facilidade nesse primeiro momento em que está ressecada.


Porém, é preciso ter atenção: sempre procure pelo produto indicado pelo fabricante. Do contrário, você pode realmente estragar o funcionamento de todo o sistema.


TROQUE O COMPRESSOR


Tentou ligar o aparelho e não conseguiu? Ou notou que pode existir algum dano no compressor?


Talvez o tempo em que o ar-condicionado ficou desligado tenha, de fato, estragado a peça. Nesse caso, é importante fazer uma avaliação e ver se vale a pena trocar o compressor.


PROTEJA A CONDENSADORA


A condensadora consiste em um item essencial do aparelho. Por ser uma unidade externa, exige ainda mais cuidados.


Por isso, atenção: vale a pena providenciar uma capa de proteção ou um protetor permanente. Assim, ela fica protegida de fatores que possam prejudicá-la e, mesmo com o ar-condicionado desligado, tem menos chance de estragar.


FAÇA A MANUTENÇÃO


Todo ar-condicionado precisa de manutenção. Mesmo com o aparelho desligado ou com pouco uso, ela é importante sobretudo para identificar possíveis danos.

Dessa forma, com diagnóstico precoce, o concerto pode compensar mais sob a ótica financeira.

Especialmente no inverno, ficar muito tempo com o ar-condicionado desligado é comum. Porém, certos cuidados com o equipamento são vitais, para que nem o compressor e nem o sistema acabem prejudicados. Além das dicas que mostramos, vale acompanhar o rendimento: caso alguma peça esteja bastante comprometida, talvez a opção ideal seja escolher um novo aparelho.

Posts Em Destaque
Posts Recentes