Ar-condicionado: aprenda a limpar o filtro do aparelho e evite doenças

Nós aqui da Air Service – Excelência em Climatização ressaltamos a importância manter o aparelho sempre livre de sujeiras e de vírus.

Manter o filtro sempre limpo é importante para a saúde (Foto: Freepik / CreativeCommons)


Especialmente no calor do verão, quando o uso do ar-condicionado tende a aumentar, é preciso estar ainda mais atento à limpeza do aparelho, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus.


O Prof. Dr. Jorge Luiz, mais conhecido como Dr. Biossegurança, especialista a convite da LG, explica porque é importante redobrar a atenção: "muitas vezes, microrganismos também são disseminados no ar e podem ocasionar doenças. Eles estão cada vez mais patogênicos, então é preciso desenvolver uma percepção para esse mundo invisível."



É preciso estar atento aos microrganismos invisíveis, pois eles estão cada vez mais patogênicos (Foto: Pixabay / Dean Moriarty / CreativeCommons)


A limpeza do aparelho precisa ser feita com frequência, para garantir que o ar do ambiente não seja contaminado. Inclusive alguns dos dispositivos não recebem manutenção preventiva e, por isso, é preciso ter cuidado.


A periodicidade da higienização varia de acordo com o uso de cada aparelho, locais que têm maior circulação de poeira e de impurezas precisam de limpezas mais frequentes para garantir o bom funcionamento do filtro. Quando o aparelho é muito usado a higienização deve ser realizada com maior frequência.


Alguns fabricantes do setor recomendam que, ao menos uma vez ao mês, seja feita a limpeza no filtro – mesmo que o uso não seja contínuo – e uma manutenção geral a cada seis meses, feita ao lado de um técnico especializado em ar-condicionado.


É possível fazer a limpeza em casa, seguindo alguns cuidados

Abaixo, confira um passo a passo de como higienizar o aparelho dentro de casa. Um dos principais cuidados, segundo Dr. Biossegurança, é usar máscaras e luvas para maior proteção. Confira:


1. Remova o filtro cuidadosamente, evitando balançar, para que as partículas não se disseminem no ar ou sejam inaladas;

2. Use água corrente e detergente neutro para uma limpeza adequada. Para esse processo, utilize uma esponja ou escova macia, já que as versões duras podem comprometer a estrutura do filtro;

3. Espere o filtro secar, em ambiente ventilado, antes de inseri-lo novamente no equipamento;

4. Lembre-se de passar um pano umedecido com água e um pouco de detergente neutro (não é necessário fazer tanta espuma), no gabinete do ar-condicionado e, em seguida, use um pano seco para a secagem.


Com as dicas e as orientações, seu ar-condicionado estará pronto para aguentar todas as estações!

Posts Em Destaque
Posts Recentes