top of page

COMO USAR O MODO AQUECER DO AR CONDICIONADO SEM GASTAR MUITO


Uma preocupação comum a respeito do ar condicionado é como utilizá-lo sem gastar muita energia, principalmente no modo aquecer. Muitas pessoas têm a sensação de que o aparelho consome demais quando o ciclo quente é acionado no inverno.


Na verdade, ele produz um ar aparentemente mais pesado, mas não difere do consumo do ciclo frio.

Agora, vamos explicar também alguns métodos sobre como usar o modo aquecer sem gastar muito para que você possa garantir seu conforto nos dias frios sem esta preocupação. Acompanhe a leitura do post! 🙂


Atente para os cuidados básicos


Se você quer garantir mais economia no uso do seu ar condicionado, precisa tomar alguns cuidados básicos — seja usando o modo resfriar ou o modo aquecer.

Por exemplo, garantir que o aparelho fique bem instalado, com as distâncias corretas entre as saídas e entradas de ar na parede ou no teto, é fundamental para que ele tenha uma boa eficiência e, consequentemente, um consumo mais baixo.


Como instalar ar condicionado piso teto? Cuidados e orientações importantes


Aberturas devem ficar devidamente fechadas

No inverno você também precisa fechar bem as portas e janelas da casa, além de vedar qualquer fresta nas paredes ou aberturas. O aparelho gasta muito mais energia para esquentar um ambiente que tem fuga de calor.

Outro cuidado importante é limpar o filtro do ar condicionado com frequência. A sujeira acumulada impede o bom funcionamento do aparelho e o força a trabalhar mais.


Dimensione corretamente a potência

Muita gente não sabe disso, mas utilizar o aparelho de ar condicionado com uma potência inferior à que o espaço demanda também pode aumentar o consumo.

Isso porque o sistema interno tem que trabalhar muito mais para climatizar toda a dimensão do ambiente e proporcionar o conforto térmico adequado.

Por isso, recomendamos que você utilize uma calculadora de BTUs para dimensionar corretamente a potência do aparelho e, assim, utilizar o modo aquecer sem gastar muito mais do que deveria.


Utilize a função timer e sleep

Não é só no verão que as funcionalidades do ar condicionado split se tornam úteis. Você pode usar a função timer e sleep para reduzir o consumo do aparelho enquanto esquenta seu quarto ou qualquer cômodo da casa.

Com o timer você não precisa ficar regulando o aparelho a todo momento, já que ele desliga sozinho quando o ambiente chega à temperatura ideal. O modo sleep vale para o período da noite, quando você estiver dormindo.


Procure aparelhos com Selo Procel

Se você quer mais garantia de usar o modo aquecer do ar condicionado sem gastar muito, uma dica é procurar aparelhos com classificação A no Selo Procel de eficiência energética.

Este selo atesta que o equipamento apresenta bons resultados em consumo de energia elétrica, ajudando você a economizar na conta de luz.


Invista no ar condicionado inverter

A tecnologia inverter, disponível há algum tempo no mercado de eletrodomésticos, pode te ajudar a usar o modo aquecer do ar condicionado sem gastar muito! Ela está presente no compressor do aparelho, que possui controle de velocidade de rotação.


Na prática, o ar condicionado inverter nunca desliga. Ele apenas reduz a velocidade do compressor à medida que o ambiente atinge a temperatura ideal. Quando o cômodo esfria, o compressor volta a trabalhar em maior velocidade.


Isso previne os típicos picos de energia causados pelo “liga-desliga” dos modelos tradicionais, reduzindo o consumo a médio e longo prazo.


Conclusão

Agora que você já sabe como usar o modo aquecer do ar condicionado sem gastar muito, não passe frio neste inverno.


Coloque em prática nossas dicas e usufrua de todo o conforto que o aparelho pode proporcionar sem abrir mão da economia! 🙂


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page