A IMPORTÂNCIA DA CIRCULAÇÃO DO AR PARA PREVENIR DOENÇAS


Muitas doenças que atingem as pessoas são transmitidas pelo ar, e por isso é essencial manter uma boa circulação de ar nos ambientes. Dessa forma é possível prevenir doenças e manter sua casa ou escritório mais saudáveis.


Mas você sabe como fazer isso da melhor forma? O que fazer para que o ar circule corretamente, e como evitar que os agentes transmissores se alojem no ambiente?


COMO PREVENIR DOENÇAS COM A CIRCULAÇÃO DO AR?

Um ambiente arejado e com o ar renovado é essencial para evitar que muito agentes prejudiciais à saúde possam nos atingir. Além de dispersar diferentes tipos de vírus e bactérias causadores de doenças, essa é uma medida muito eficaz para o controle de alergias e outros problemas respiratórios por exemplo.


Confira a seguir o que você pode fazer para garantir uma boa circulação de ar no seu ambiente.


ABRA AS JANELAS

Certamente você já deve ter acordado pela manhã e notado as janelas embaçadas e com gotículas de água por dentro, correto? Isso indica que o ar ficou preso no ambiente durante toda a noite e precisa ser liberado. Uma das principais formas de fazer isso é abrindo as janelas logo pela manhã. Durante a noite costumamos fechá-las, e por isso o ar permanece preso no ambiente por um longo período de tempo, podendo “aprisionar” alguns vírus e bactérias dentro de casa. A melhor forma de evitar a proliferação de agentes prejudiciais à saúde é abrindo todas janelas logo no início do dia, fazendo com que o ar seja renovado.


EVITE BLOQUEIOS DO AR

É muito comum que ao abrir as janelas fechemos as portas, para evitar que elas batam com o vento. Este é um grande erro, pois ao fechar as portas nós impedimos que o ar circule por toda a casa. Isso também bloqueia as correntes de ar que costumam entrar por um cômodo e sair por outro, renovando o ar de todos os ambientes. Lembre-se também de abrir as cortinas, pois elas impedem que o ar circule livremente.


USE O AR CONDICIONADO

O ar condicionado consegue filtrar boa parte dos agentes transmissores de doenças, como vírus, bactérias, ácaros e outros. Quando ligamos o aparelho, além de proporcionar um ambiente climatizado, ele é responsável por purificar e melhorar a qualidade do ar. Vale lembrar que o uso do ar condicionado não substitui vacinas por exemplo, e se sentir algum sintoma diferente consulte um médico. O ar condicionado não é responsável por evitar 100%, e ainda sim você pode estar suscetível a adquirir doenças.


COMO USAR O AR CONDICIONADO PARA PREVENIR DOENÇAS?

É importante ressaltar que o ar condicionado não é um aparelho milagroso que pode te proteger de todos os tipos de doença. Para melhorar os resultados é essencial que você esteja atento e cuide de outros fatores, como a umidade do ar, além de não abusar do uso do ar condicionado em temperaturas muito baixas.


Quer saber como este aparelho pode ser o seu principal aliado? Confira a seguir como fazer o ar condicionado prevenir doenças da melhor maneira possível.


LIMPE O FILTRO REGULARMENTE

Um fator crucial que interfere diretamente em como o ar condicionado evita doenças é a limpeza adequada do filtro. Costumamos reforçar aqui no blog a importância de limpar o ar condicionado regularmente, de preferência a cada 3 meses se for usado todas as noites.


Se você tornar a limpeza do ar condicionado um hábito frequente, o aparelho conseguirá filtrar grande parte dos agentes causadores de doenças. Um filtro sujo acaba prejudicando a qualidade do ar, e perdendo a capacidade de filtrar os vírus e afins, podendo ter um efeito reverso.


ATENTE-SE À UMIDADE DO AR

Todos sabemos que um ambiente úmido é propício a proliferação de doenças. Nessa condição os agentes prejudiciais à saúde podem se multiplicar. Se o ambiente for muito úmido, o ar condicionado não será o suficiente para acabar com esses agentes. Por isso é preciso cuidar desse fator à parte, e assim o ar condicionado pode te ajudar a prevenir doenças sem problemas.


ESCOLHA TEMPERATURAS AGRADÁVEIS

Muitas pessoas costumam abusar do ar condicionado em baixas temperaturas. Tudo bem preferir um ambiente mais fresco, mas em excesso essa prática pode causar o efeito reverso. O ar condicionado muito frio pode baixar a imunidade de quem está frequentemente exposto à temperaturas muito baixas, e assim deixar a pessoa suscetível a doenças, ao invés de evitar. Sempre recomendamos que a temperatura fique entre 23°C e 26°C como indicado pela ANVISA.


Fonte Arfree

Posts Em Destaque
Posts Recentes
End: Rua Alberto Torres 673, Pátria Nova - Novo Hamburgo / RS
  • iconfaceb
  • iconinsta

Todos os direitos reservados à Air Service - Desenvolvido por Lzf Conteúdo e Design