top of page

OS 4 ERROS MAIS COMUNS QUE PODEM COMPROMETER A VIDA ÚTIL DO AR-CONDICIONADO

Da instalação à manutenção, veja dicas para que seu ar-condicionado dure mais e seja utilizado em sua melhor forma.

O ar-condicionado é um companheiro quase indispensável, tornando o ambiente sempre mais agradável e aconchegante. Hoje em dia é difícil encontrar residências sem pelo menos um aparelho. Contudo, ainda existe uma parcela de pessoas que evita o uso do ar-condicionado por acreditar no excesso de gastos de energia ou que eles façam mal para o ar do ambiente. De todo modo, muitas dessas questões são resolvidas sabendo escolher o aparelho ideal e usando de forma correta.


Separamos os 4 erros mais comuns sobre o uso do ar-condicionado. E lembrando que, quando evitados, podem deixar a sua relação com o aparelho perfeita:


1- Não considerar o tamanho de seu espaço na hora de escolher um modelo


O tamanho de seu ambiente influenciará na escolha de um ar-condicionado e determinará a capacidade de refrigeração necessária, por isso um aparelho para um quarto pequeno não deve ser o mesmo que para uma grande sala de estar. Em um ambiente inadequado, seu aparelho pode trabalhar de forma sobrecarregada ou mesmo consumir mais energia do que o necessário.


2– Tentar fazer a instalação de seu ar-condicionado sem a ajuda de um profissional.

Para evitar problemas de funcionamento, gastos desnecessários de energia e possíveis problemas elétricos, é fundamental que se chame um técnico especializado e autorizado para realizar a instalação de seu produto. Investir em um bom profissional para a instalação é uma garantia a mais na vida útil de seu aparelho, evitando mais gastos futuros e, claro, trazendo segurança para a casa e toda família.


3- Não fazer a manutenção de seu ar-condicionado regularmente

Manter seu ar-condicionado limpo fará com que ele tenha uma vida útil maior e evitará problemas de saúde em sua família. Além disso, quando sujo, ele acaba trabalhando com sobrecarga, portanto, essa limpeza também é sinônimo de economia de energia.

4– Ligar e desligar o ar-condicionado em curtos espaços de tempo


Pense no seguinte cenário: alguém entra no ambiente e liga o ar-condicionado durante cerca de 15 minutos, então sai e o desliga, para logo em seguida alguém ligar novamente e assim subsequentemente. Isso é uma atitude que pode só aumentar o gasto de energia e sobrecarregar o seu aparelho, pois ele irá fazer todo um esforço na hora de ligar e refrigerar.


Manter o ar ligado durante mais tempo pode ser uma opção mais sábia do que ligar e desligar em um tempo curto, especialmente quando você opta por modelos que são mais econômicos, que possuam classificação energética A, para que você não sinta impacto na sua conta de luz.


Siga essas dicas simples e evite dores de cabeça, aproveitando só o melhor de seu ar-condicionado!

Via Homepedia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page