top of page

TROCAR O AR-CONDICIONADO: VOCÊ SABE QUANDO É O MOMENTO CERTO?

Embora o ar-condicionado seja um aparelho extremamente útil e confortável, muitas vezes ele começa a apresentar problemas e a ser um grande incômodo na casa. Seja o gasto excessivo de energia ou a perda de potência, sempre fica a dúvida sobre fazer um conserto ou trocar o ar-condicionado.


Existem muitos sinais de que seu aparelho está nas últimas e é importante ficar atento. Dependendo do problema, o ar-condicionado pode fazer você se assustar com a conta de luz e ainda adquirir alguns problemas respiratórios.


Para tirar de vez suas dúvidas e ajudar você a entender quando é a hora de trocar o ar-condicionado, preparamos esse conteúdo completo. Quer saber mais? Confira o post!


FALE COM UM TÉCNICO ANTES DE TROCAR O AR-CONDICIONADO


Antes de sair pesquisando aparelhos pela internet, o ideal é você conversar com um profissional que entenda do assunto. Você pode conversar com a empresa que fez a instalação do ar-condicionado ou procurar alguma assistência autorizada pelo fabricante do aparelho.


O técnico poderá dizer a você se o problema tem solução ou se é mais econômico apostar em uma nova compra. Em geral, problemas no compressor do ar são bastante dispendiosos e trocar o ar-condicionado pode ser a melhor solução. O mesmo acontece quando você o comprou há muitos anos e já passou por muitos consertos.


Ter sofrido muitas intervenções técnicas faz com que a frequência de consertos aumente, o que indica hora de trocar o ar-condicionado.


Estas são questões que somente um profissional pode esclarecer. Ainda assim, é importante que você preste atenção ao funcionamento do aparelho e veja se existem alguns sinais de que é hora de fazer uma nova compra.


A boa notícia é que, hoje, os aparelhos de ar-condicionado estão mais econômicos e duráveis, fazendo com que o investimento valha a pena, caso seja necessário.


ANALISE O TEMPO DE USO DO AR-CONDICIONADO


O primeiro fator que você deve estudar para saber se é hora de trocar seu aparelho é o tempo de uso. O equipamento tem um tempo de funcionamento e, às vezes, a única solução é substituí-lo. Ainda assim, existem formas de prolongar a vida útil do seu aparelho de ar-condicionado.


Além de existir a possibilidade de ele já ter acumulado muitos problemas, hoje em dia a tecnologia dos aparelhos faz com que valha a pena conferir os novos modelos do mercado.


Equipamentos mais antigos tendem a ser mais barulhentos, menos eficientes e, para piorar, ainda consomem muito mais energia.


Também existe a possibilidade de não ter sido feita a limpeza correta nos últimos anos, o que deteriora o ar-condicionado mais rapidamente e ainda pode ser um risco à saúde de quem frequenta o ambiente refrigerado.



VERIFIQUE SE O SEU AR-CONDICIONADO NÃO ESTÁ OBSOLETO


Se está ponderando a troca do seu aparelho, outro fator importante é a modernidade do equipamento. Ainda que ele funcione, um equipamento moderno e fabricado com alta tecnologia pode ser muito mais benéfico para você.


Os novos aparelhos de ar-condicionado são mais versáteis e podem atender às suas necessidades em qualquer época do ano, inclusive no inverno. Além disso, são mais silenciosos, harmoniosos com qualquer tipo de decoração e economizam energia elétrica, mesmo podendo ser mais potentes.


O ideal, aqui, é perceber as vantagens de que você pode usufruir com a aquisição de um novo equipamento. Existem diversas marcas, modelos e tecnologias que podem melhorar a climatização do seu ambiente e que se encaixam ao seu perfil.


Outro benefício dos modelos mais novos é que eles eliminam ácaros e bactérias do ambiente, o que é imprescindível para quem tem crianças ou idosos em casa.


FIQUE ATENTO À CONTA DE LUZ


Você sabia que aparelhos de ar-condicionado antigos ou com problemas consomem mais energia do que equipamentos que estão com funcionamento em dia? Por isso, se quiser saber se é hora de trocar o ar-condicionado, veja se o valor da conta de luz está mais alto.


Aparelhos com muitos anos de uso precisam de mais esforço para trabalhar e refrigerar ou esquentar o ar do ambiente. Além disso, suas tecnologias fazem com que a temperatura varie muitas vezes ao longo do dia, também demandando mais consumo de eletricidade.


Investir em um novo equipamento pode ser a solução para a sua economia, já que as tecnologias mais novas têm como objetivo diminuir o consumo em até 70%, principalmente com os aparelhos de ar-condicionado inverter.



A tecnologia Inverter, diferentemente da convencional, regula o fluxo de energia do sistema e altera a velocidade de funcionamento do compressor. Na prática, o que acontece é que o aparelho regula o consumo de energia de acordo com a necessidade do ambiente.


OUÇA OS RUÍDOS DO AR-CONDICIONADO


Além de os aparelhos mais antigos serem muito barulhentos, ar-condicionado com problemas pode começar a apresentar ruídos estranhos.


Verifique se o problema é constante ou se existe algum momento do dia em que isso acontece com mais frequência. Às vezes um aparelho obsoleto não aguenta ficar ligado por muitas horas sem apresentar algum tipo de som estranho.


As novas tecnologias, hoje, são muito mais silenciosas e permitem até que você possa dormir com o ar-condicionado ligado. A palavra de ordem é conforto.


Caso seu equipamento ainda seja novo e apresente ruídos, talvez seja importante chamar uma assistência técnica ou limpar o ar-condicionado. Se for detectada necessidade de uma nova compra, veja como um investimento em economia, conforto e saúde.


Os aparelhos de ar-condicionado apresentam muitos sintomas de fim de vida útil. O importante é ficar atento ao funcionamento e analisar as vantagens que um novo equipamento pode oferecer a você e a todos que frequentam o ambiente climatizado.


Fonte arfree


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page