A importância do conforto térmico na arquitetura

16/09/2019

Chegar em casa ou no trabalho e aproveitar um lugar totalmente pensado para o nosso conforto térmico é tão bom que deveria ser regra nos projetos arquitetônicos! É exatamente por esse motivo que a preocupação com a temperatura tem conquistado a pauta de qualquer profissional da arquitetura.

 

 

 

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a importância do conforto térmico nessa área e o quanto a arquitetura planejada pode melhorar a sensação em um ambiente com ar-condicionado. Prepare-se para a leitura e venha com a gente!

 

Arquitetura potencializando as vantagens do ar-condicionado

 

Para começar, vamos falar em como um planejamento arquitetônico combinado com um bom ar-condicionado pode garantir conforto na sua casa ou trabalho. Aqui, a arquitetura pode potencializar os resultados que o aparelho traz para você, levando em consideração a redução de interferências térmicas. Vamos lá!

 

Posição solar

 

Quando um profissional faz um planejamento arquitetônico e busca a melhor climatização para o seu cliente, a posição do sol é fator decisivo na hora de desenhar. Isso, por que o calor solar tem grande impacto no conforto térmico dos futuros moradores daquele ambiente.

 

Além disso, a posição do sol também é importante para o ar-condicionado. Pense com a gente: se o arquiteto conseguir aproveitar o sol da melhor maneira, evitando aquecer os lugares mais frequentados da casa, isso significa que o ar-condicionado poderá refrigerar o ambiente de forma mais rápida (já que o calor do sol não é mais um fator que continua aquecendo o local). Mais do que isso, com os raios solares bem aproveitados pela arquitetura, o ar-condicionado não irá se sobrecarregar buscando o clima ideal, diminuindo o uso de energia elétrica (aproveitando as vantagens do ar-condicionado ao máximo).

 

Sistema elétrico pensado para o ar-condicionado

 

Outro ponto que também é importante e muito pensado pelos profissionais da arquitetura é o sistema elétrico. Como a maioria dos ares-condicionados são produzidos na voltagem de 220 volts, contar com um sistema elétrico que garanta essa voltagem irá prolongar a vida útil do aparelho e trazer novamente a economia – já que ele poderá ser utilizado por mais tempo (além de evitar gastos como a necessidade de adaptação da rede para receber um ar-condicionado).

 

Estrutura do ambiente planejada para receber um ar-condicionado

 

Por fim, temos a estrutura arquitetônica que visa potencializar as vantagens de um ar-condicionado. Em um projeto que busca melhorar a climatização de um ambiente, o arquiteto irá trabalhar para desenhar uma sala ou quarto que deixe o aparelho trabalhar sem interferências físicas, como paredes e móveis na frente do equipamento, por exemplo.

 

Com isso, o ar-condicionado poderá climatizar o local com maior facilidade e rapidez, do jeito que você espera. Além disso, contar com um arquiteto também é uma boa opção na hora de escolher seu equipamento. Como eles são especializados no assunto, poderão ajudar você a escolher a potência correta do aparelho, a melhor opção estética para a sua casa e muito mais.

 

 

Fonte: Frigelar

Please reload

Posts Em Destaque

Plantas em ambiente interno: 5 opções para dar um toque aconchegante na sua casa

23/03/2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Todos os direitos reservados à Air Service - Desenvolvido por Lzf Conteúdo e Design

End: Rua Alberto Torres 673, Pátria Nova - Novo Hamburgo / RS
  • iconfaceb
  • iconinsta