top of page

Ar-Condicionado não esquenta, o que fazer?

O seu ar-condicionado não está aquecendo direito? Não está sequer esquentando? Opa, tem alguma coisa errada aí. Mas o que fazer nessa situação? Como descobrir o problema? Por que isso acontece? Afinal, pode ser algum problema no compressor, falta ou vazamento de gás, falha no sensor de temperatura ou, até mesmo, filtros sujos. Assim como poder algo bem simples também.


Veja, a seguir, quais são as principais causas que levam os condicionadores de ar a não aquecer, e ajudar você a tentar achar a melhor solução. Primeiro, antes de dizer que o aparelho de ar-condicionado está com problema, é preciso verificar algumas coisas.


Verificações básicas


Acontece bastante de um ar-condicionado ter sido comprado com uma potência muito baixa para o tamanho do cômodo ou do ambiente que ele precisa climatizar. Isso mostra a importância de saber escolher o equipamento na hora da compra. É preciso dimensionar corretamente quantos BTU o aparelho vai precisar ter para aquecer seu ambiente com eficiência.


Há outro problema, que é meio óbvio, mas não custa ser dito: não é todo ar-condicionado que possui o modo aquecimento. Se você quer usar o equipamento tanto para resfriar quanto para aquecer, na hora da compra é importante prestar atenção se o ar-condicionado é ciclo reverso, ou seja, quente/frio. E mesmo nesses aparelhos é preciso configurar o equipamento para esquentar, colocando-o no modo “heat.


Então, antes de declarar problema ou mau funcionamento, verifique se você não está cometendo nenhum desses enganos mais básicos, mas que podem passar despercebidos.


Atenção


Ok, verificou? Não é nada disso? O aparelho de ar-condicionado continua não aquecendo? Assim o mais indicado é sempre chamar um especialista para fazer uma avaliação.




De qualquer forma, aqui vão algumas das principais razões que explicam por que isso acontece.


Principais causas de o ar-condicionado não aquecer

Vazamento de gás


Um pequeno vazamento no sistema de circulação do fluido refrigerante ou no compressor pode facilmente diminuir e muito a eficiência do ar-condicionado. A ponto de anular completamente suas funções. Se esse for o caso, o ar-condicionado não deve funcionar direito tanto para aquecer quanto para resfriar. A identificação do problema, se for esse, deve ser feita por um técnico qualificado através de um teste de estanqueidade.


Compressor com problema


Se não for um vazamento, o problema pode ser apenas o compressor. Essa parte do equipamento é muito delicada e, como demonstramos em outra matéria, ela pode inclusive explodir. Então cuidado. Para verificar, entretanto, é simples. Se o compressor não está funcionando direito, assim como no caso do vazamento de gás, o aparelho não aquece e nem resfria. Para arrumar, entretanto, só com assistência técnica especializada.


Válvula Reversora


A válvula reversora fica na unidade externa e é uma peça importante para o funcionamento do condicionadores de ar com ciclo reverso. Ela possui uma tubulação central e outras três que saem do outro lado. Para verificar se a válvula está com problema, basta checar se, no lado com três saídas, mais de uma delas está aquecendo enquanto o ar-condicionado está ligado. Se sim, está havendo um vazamento interno, provavelmente por causa de uma má instalação ou defeito interno da válvula. Outra vez, é importante que você busque ajuda de um técnico especializado.


Falta de manutenção


Porém, o problema pode ser bem mais simples. Talvez seu ar-condicionado só precise de uma limpeza nos filtros. A manutenção mensal é indicada no verão, e pelo menos a cada dois meses durante o inverno. Não só pela eficiência, mas sujeira nos filtros também não faz bem pra saúde das pessoas expostas ao ar que sai do aparelho.


Obstrução


Quem sabe tudo não se resume a uma simples obstrução? Primeiro, verifique se não há nada obstruindo a saída da condensadora, que é a unidade externa do ar-condicionado. Pode ser sujeira, um amassado ou mesmo objetos colocados na frente. Não é isso? Bom, daí pode ser algo obstruindo a evaporadora, que é a unidade interna. Muitas das evaporadoras captam o ar a ser refrigerado ou aquecido pela parte de cima. Então, se ela estiver instalada muito alto na parede, com pouco ou nenhum espaço entre essas aberturas e o teto, a obstrução vai impedir que o aparelho cumpra suas funções corretamente. Pior, vai forçar o seu motor e gastar muita energia.


Demais falhas elétricas


O ar-condicionado é uma máquina complexa e repleta de sistemas internos. Para aquecer ou resfriar, o equipamento precisa que todos eles estejam funcionando direito. Então, pequenas falhas podem comprometer o todo. Pode ser a placa principal, algum fio mal instalado ou em curto, umidade, congelamento etc. Um problema comum desse tipo é o mau-funcionamento dos sensores de temperatura ou degelo. Muitas vezes os dois fazem parte da mesma peça e, se um falha, o outro tende a parar de funcionar também. A peça não costuma ser muito cara (em torno de R$ 30), mas ainda assim, precisa ser trocada por alguém que entenda o que está fazendo. Há inúmeros fios de corrente elétrica e outros sistemas perigosos funcionando dentro das unidades externas e internas.


Dadas as possíveis causas para o seu aparelho de ar-condicionado não estar aquecendo, esperamos que o problema seja resolvido o quanto antes para você espantar o frio quando ele chegar. E é claro, nossa dica é para que você sempre faça os reparos necessários com assistência técnica especializada.


Fonte: webarcondicionado

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page