top of page

Ar-condicionado em casa de praia: cuidados antes e depois da compra

Com a chegada do verão, uma das coisas que primeiro vem à nossa mente é encontrar uma forma de nos refrescarmos. Queremos sombra e água fresca, e logo pensamos em ir à praia para aproveitarmos aquele ventinho gostoso que vem do mar.


Porém, engana-se quem pensa que na praia não é preciso ar-condicionado. Os litorais no verão costumam ser mais quentes que as outras cidades, com temperaturas chegando a 40 graus facilmente.

Qual o modelo mais indicado?

Os mais indicados para casas de praia são os modelos janela e split. Porém, o split é mais vantajoso, pois tem maior potência e quase não faz ruído. Além disso, possui controle remoto que permite o comando de temperatura a distância, tem uma aparência mais moderna que a do outro modelo e, finalmente, o buraco feito na parede é bem menor que o do tipo janela.


Onde deve ser instalado o ar-condicionado em casa de praia?

O melhor local da casa é onde as pessoas passam mais tempo. Um bom lugar é o quarto, onde poderá se ter um melhor sono, contando com uma proteção térmica. Lembre-se de que o aparelho deve ser colocado em um local mais alto, para que o ar frio se espalhe mais facilmente.


Uma boa dica é que o ar-condicionado nunca deve ser inserido em um espaço com instalações elétricas ou canal de água ou esgoto, pois, dessa forma, previnem-se acidentes, vazamentos e outros transtornos que poderão comprometer a estrutura do imóvel.

Quais cuidados tomar com relação à maresia?

Os aparelhos eletrônicos precisam de maior atenção quando localizados em casas de praia. Para que não comecem a enferrujar muito cedo, uma opção é no momento da instalação lubrificar as carenagens metálicas com graxa e óleo, pois ajudam a retardar os efeitos da maresia.

Há a opção de se aplicar uma tinta protetora que também adia os efeitos da maresia. Para a parte externa, existem os protetores que, além de propiciarem uma maior conservação do aparelho, melhoram a aparência da residência, esteticamente falando.

Como é realizada a manutenção?

A manutenção deverá ser realizada de forma contínua, já que em muitos casos o aparelho só será ligado no período de férias ou feriados. O filtro deverá ser retirado do aparelho e lavado com água corrente a cada trinta dias. Se o ar-condicionado for maior, a revisão será a cada noventa dias. É importante também depois de algum tempo realizar uma limpeza geral, sendo recomendado chamar uma assistência especializada.


Existem várias formas de se aproveitar o verão, sem renunciar do conforto e do bem-estar.


Fonte: A.DIAS

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page