top of page

Você sabe a importância de um bom projeto de climatização?

Seja qual for o sistema de refrigeração, um bom projeto e a realização de manutenção preventiva são fundamentais por diversos motivos, como prolongar a vida útil do sistema, economia de energia, redução dos custos com manutenções emergenciais, entre outros.

Quando falamos de manutenção da qualidade do ar estamos nos referindo a uma série de tarefas que englobam vários serviços que podem ser efetuados ou não neste sentido, como a higienização dos dutos de insuflação; limpeza microbiológica completa, teste gravimétrico, isolamento termo acústico dos condicionadores de ar, isolamento acústico das casas de máquinas, instalação de filtros com tratamento antimicrobiano, recuperação do isolamento térmico dos dutos de insuflação, reposição das mantas de lã de vidro, e tratamento corretivo da água de condensação do sistema de ar condicionado central e exaustão mecânica.

Antigamente, por não existir uma cultura de preocupação com a qualidade do ar, as instalações do sistema de climatização eram falhas, o projeto não era adequado e deixava a desejar desde a instalação, muitas vezes não se preocupavam com o sistema de filtragem suficiente para garantir a qualidade do ar no interior do ambiente.

O sistema de climatização é projetado conforme as necessidades do ambiente, tendo como algo fundamental a renovação do ar. Para isso, estuda-se a o espaço a ser climatizado, a média de ocupantes do ambiente fixo ou flutuantes, entre outras necessidades do ambiente, conforme as normas de segurança exigidas, porém, não existe hoje e dia uma lei específica que regulamente a qualidade do ar proporcionada por sistemas de refrigeração, muitas vezes as próprias empresas acabam descobrindo tardiamente a necessidade de uma reforma em seu sistema de climatização, gerando custos desnecessários que poderiam ter sido evitados caso tivesse atentos e escolha correta de equipamentos e serviços de refrigeração.

Pensando nisso, busque sempre uma empresa de confiança e que te dê a certeza de que cumprira todas as normas técnicas que garantem o funcionamento correto do seu sistema de climatização, aumentando assim a segurança e evitando doenças causadas por mau funcionamento do sistema. Não se atente somente no preço final, pois no final o barato pode sair mais caro.

Dentro do contexto, existem várias estratégias para reduzir o consumo de energia e conceber um sistema eficiente. Entre elas estão a escolha do tipo de sistema de climatização adequado, a adoção de equipamentos eficientes, controles para evitar operações desnecessárias de equipamentos, distribuição de ar e água em vazão variável, circuito hidráulico com balanceamento e sistema automatizado e integrado ao gerenciamento predial.

Por fim, é bom ressaltar que somente a qualidade do projeto é insuficiente para se atingir um bom desempenho numa edificação. A fase anterior ao projeto, que é o planejamento, e as fases posteriores a ele, que são a obra, o dimensionamento, os pré-testes e a manutenção, também são importantes e fazem parte de uma sequência lógica de um empreendimento bem-conceituado e executado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page